Você está visualizando atualmente ESPORTE: O que é o conceito de treino Deload? Entenda a prática
O treino Deload não é recomendado para nenhum esporte, ou seja, o excesso de treinamento causa sérios efeitos negativos para o aluno.

ESPORTE: O que é o conceito de treino Deload? Entenda a prática

Há uma diferença de treino para quem é iniciante e experiente

O treino Deload não é recomendado para nenhum esporte, ou seja, o excesso de treinamento causa sérios efeitos negativos para o aluno.

Nesse sentido, o sujeito ainda pode acumular o nível de stress grande, que, inclusive, prejudica os estímulos do treino e aos benefícios da dieta.

Por isso o Deload é muito importante, mas o que é esse conceito de treino?

Significado

“Deload significa descarregar, retirar e reduzir a sua carga. Aliviar algo, removendo o que o sobrecarrega ou que está em excesso”, afirma o personal trainer Fernando Dragão. Além da teoria, existe a prática e saiba logo na sequência as recompensas desse método de treinamento.

Ligação mente e corpo

A frase do poeta romano Juvenal “Mente sã e corpo são” define o estilo de vida equilibrado e se aplica no treino deload.

“Durante o período de Deload pode aproveitar para fortalecer a relação entre mente-corpo e tornar melhor todos os níveis, mais forte, mais focado, mais capaz”, diz Fernando.

Vários ganhos

Consequentemente lhe trará inúmeros benefícios, pois contribui ainda mais para os ganhos da massa muscular e aumenta tanto os seus resultados quanto os rendimentos.

“O Deload é mais importante do que pode imaginar, independente de quais sejam os seus objetivos: performance, perder peso ou ganhar massa muscular. Esse método ajuda a recuperar os níveis hormonais, metabólicos, musculares, neurológicos e diminuir a sobrecarga nas articulações”, justifica Dragão.

Como fazer o deload

Baixar a carga

Quanto menos carga, melhor será para trabalhar com foco a técnica. “Reduzir a carga em cada exercício é fundamental. Além de que isso permitirá focar mais na técnica dos exercícios”, orienta.

Diminuir o volume de treino

“Diminuir o número de repetições ou de série realizadas. Mas, essa uma excelente oportunidade de concentrar na execução dos exercícios e aperfeiçoá-los”, esclarece.

Mudanças de exercícios

A alteração do exercício válida apenas para quem repete e de preferência que não pede tanto esforço.

“Se costuma fazer sempre os mesmos exercícios, nesse caso é válido mudar sua rotina. Escolha exercícios que exijam menos esforços do corpo”, garante.

Cardio de baixa intensidade

“Tente inserir mais cardio leve ou moderado evitando as atividades de alta intensidade”, finaliza.

Fonte: terra