Você está visualizando atualmente Espanha homenageia pessoal de saúde

Espanha homenageia pessoal de saúde

Os reis e o Governo da Espanha homenagearam as vítimas do coronavírus e os profissionais de saúde (15/7) em meio a uma quinta onda de infecções que atinge principalmente os mais jovens, apesar do bom ritmo da campanha de vacinação.

“Estou aqui hoje porque meu pai se foi”, disse em um discurso emocionado María Díaz Diñeiro, filha do chefe do serviço de Cirurgia Geral do hospital de Madrid em La Paz, que morreu de Covid-19 em abril de 2020 . “Não podíamos dar-lhe o último abraço, o aperto na mão (…) Mas não há sombra sem luz e a esperança é vã: a vacina permite-nos ter esperança num futuro melhor”, acrescentou.

Presidida pelo Rei Felipe VI, a cerimónia decorreu no pátio do Palácio Real de Madrid perante mais de 700 pessoas, entre família real, membros do Governo, familiares das vítimas e representantes do sector da saúde.

“A evolução da pandemia nos lembra constantemente que devemos continuar com os cuidados com a saúde e que a recuperação depende de todos”, disse Felipe VI em seu discurso, feito diante de uma chama em sinal de luto, informou a agência de notícias AFP.

Este ato institucional é realizado um ano após a primeira homenagem aos mortos pela poderosa primeira onda da pandemia, que atingiu fortemente a Espanha. O coronavírus já deixou 81.043 mortos no país, segundo dados do Ministério da Saúde, e mais de 4 milhões de casos confirmados.

Ft:Telam