No momento, você está visualizando Equipe de robótica de Naviraí representará MS em torneio nacional no Maranhão
Equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, será a representante do estado de MS, em torneio nacional de robótica no maranhão. Foto: Divulgação

Equipe de robótica de Naviraí representará MS em torneio nacional no Maranhão

Jovens talentosos que fazem parte de uma equipe de robótica de Naviraí, vão representar o estado de MS, em torneio no Maranhão entre 15 e 16 de fevereiro

O futuro da tecnologia já está nas mãos de jovens promissores de Mato Grosso do Sul (MS), a equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, será a única representante do estado no Torneio Sesi de Robótica FIRST® LEGO® League Challenge (FLL) – Regional Maranhão. O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de fevereiro, em São Luís, e deve reunir 102 equipes de escolas públicas e privadas de nove estados brasileiros.

Os competidores vêm de Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Sergipe e Tocantins, transformando a disputa em uma verdadeira celebração da ciência e inovação.

Como funciona o torneio

Na categoria FLL, estudantes de 9 a 15 anos são desafiados a projetar, construir e programar robôs feitos com peças de LEGO®. Desse modo, as máquinas precisam executar uma série de missões dentro de uma arena temática, que muda a cada edição. Este ano, o tema é “Submerged” (submerso), com foco em soluções para problemas ambientais relacionados aos oceanos, como a poluição marinha e a preservação dos habitats aquáticos.

Os robôs devem superar obstáculos e concluir tarefas que simulam desafios reais enfrentados pelos ecossistemas marinhos. Contudo, para vencer, as equipes precisam não apenas de um robô eficiente, mas também de um projeto de pesquisa inovador e trabalho em equipe.

De Naviraí para o Maranhão: o caminho da Tech Vikings

A trajetória da Tech Vikings até o torneio regional começou com a conquista da vaga no Circuito Estadual de Robótica Sesi MS, realizado em novembro de 2024. Portanto, o time, formado por oito alunos e dois professores, se destacou entre as equipes locais. Todavia, garantindo o direito de representar o estado em um dos maiores eventos de robótica do país.

Além da competição: um aprendizado para a vida toda

Para os alunos, a experiência vai muito além das premiações. Washington Luiz de Oliveira, articulador da robótica educacional na Rede Sesi MS, destacou o esforço contínuo dos estudantes. “Os resultados da equipe são fruto de um trabalho feito durante um ano inteiro, sem parar. Agora, os alunos vão em busca de reconhecimento e aprendizado que irão levar para a vida inteira”, afirmou.

A preparação incluiu horas de treinamento em programação, montagem e estratégias de competição. No entanto, os participantes também desenvolveram habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação.

Por fim, o Sesi tem investido na robótica como parte de um projeto maior de educação tecnológica e inovação. “A robótica vai além de construir robôs. Contudo, ela desenvolve nos estudantes competências para o mercado de trabalho do futuro, como pensamento crítico e criatividade”, afirma um dos educadores da equipe.

Fonte: Sesi