A Meta vai oferecer no Reino Unido assinaturas pagas do Facebook e do Instagram, sem anúncios para os usuários
A Meta anunciou que, a partir já deste mês, o Facebook e o Instagram oferecerão uma opção de assinaturas pagas e sem anúncios para usuários no Reino Unido. Este movimento representa uma adaptação da empresa às diretrizes regulatórias recentes emitidas pelo Information Commissioner’s Office (ICO) do Reino Unido.
O lançamento introduz um novo modelo de receita, mantendo o acesso gratuito sustentado por anúncios para a maioria dos usuários. A assinatura sem anúncios terá um custo de £ 2,99 por mês (aproximadamente R$ 21,38) via web. Sobretudo, para assinaturas realizadas nos sistemas iOS e Android, o valor será de £ 3,99 por mês (aproximadamente R$ 28,53) para a primeira conta Meta.
Todavia, segundo a empresa, usuários que optarem pela assinatura terão seus dados pessoais não utilizados para a exibição de publicidade personalizada. Os usuários, contudo, que não aderirem à assinatura continuarão com o modelo gratuito e com anúncios personalizados.
“Estamos implementando essa mudança em resposta às recentes diretrizes regulatórias do ICO. Ela dará às pessoas no Reino Unido uma escolha clara sobre se seus dados serão usados para publicidade personalizada. Preservando o acesso gratuito e o valor que a internet com anúncios cria para pessoas, empresas e plataformas. As assinaturas, como alternativa à visualização de publicidade personalizada, são um modelo de negócio bem estabelecido e economicamente viável que abrange diversos setores. Desde publicação de notícias e jogos até música e entretenimento. Após negociação com o ICO, a Meta oferecerá a assinatura sem anúncios a um preço que é um dos mais baixos do mercado”, explicou a empresa, em nota.
Ainda de acordo com a Meta, apesar da medida, a empresa “continua acreditando em uma internet sustentada por anúncios, que garante acesso gratuito a produtos e serviços personalizados para todos.”
Fonte: forbes