Você está visualizando atualmente Entenda os efeitos da caminhada em jejum no organismo
A recomendação geral é hidratação, alimentos ou substâncias que ajudem você na manutenção daquela atividade física muscular

Entenda os efeitos da caminhada em jejum no organismo

“Não se deve fazer nada de exercício físico em jejum. É antifisiológico e o corpo precisa de energia, as fontes são os alimentos”, disse o Dr. Nabil Ghorayeb

A caminhada é reconhecida pelo seu lado democrático, ou seja, muitas pessoas podem iniciar sem nenhum elevado custo financeiro, ainda assim, sempre surgem alguns questionamentos sobre essa modalidade, por exemplo: pode fazer caminhada em jejum?

Caminhada em jejum traz riscos

“Não se deve fazer nada de exercício físico em jejum. É antifisiológico e o corpo precisa de energia, as fontes são os alimentos e, principalmente, os carboidratos que nós utilizamos. Portanto, não se deve fazer nada em jejum”, respondeu com exclusividade o cardiologista e médico do esporte Dr. Nabil Ghorayeb.

Assim, o doutor ainda complementou que essa questão foi uma polêmica discutida, que não é aceita por um médico porque uma pessoa vai ter sérios problemas de saúde em vez de benefícios ao correr em jejum.

“Você pode ter hipoglicemia, tontura, desmaio e problemas sérios de queda de pressão. Tem nada que justifique isso. Hoje em dia você quer emagrecer e tem outros meios de fazer isso com orientação médica”, destaca Nabil.

Aliás, essas colocações denotam que não vale a pena alguém optar por um método devido ao fato de achar que é o melhor. Portanto, apenas fica a orientação de se evitar qualquer prática esportiva em jejum.

Outros conselhos para sua caminhada 100%

Indica-se, por tanto, que um exercício físico ocorra três vezes na semana. E, paralelamente, há trabalhos científicos com acusações do tempo de exercício aeróbico por 180 minutos na semana.

“Pode-se dividir em três vezes isso, que é importante para os indivíduos com mais 35 ou 40 anos para deixar um dia de repouso. Agora, se comparar com um atleta, torna-se inviável. Além disso, um atleta tem uma equipe que cuida dele e por isso que faz atividades físicas quase diariamente”, citou Ghorayeb.

Aliás, outro ponto é de que não existe um consenso sobre qual é o melhor horário para fazer a caminhada. Se for de acordo do ponto de vista ortopédico, a sugestão é que corra no fim do dia por conta da musculatura já estar preparada. Já pela “visão” cardiovascular, não existe nenhuma citação de qual hora é a melhor ou pior. “Então, faça exercícios no horário em que se sentir melhor”, orientou o médico.

Qual é o plano alimentar indicado para quem faz caminhada?

“A recomendação geral é hidratação, alimentos ou substâncias que ajudem você na manutenção daquela atividade física muscular. Então, os aminoácidos e suplementos se baseiam naquilo que você vai gastar em uma atividade física”, concluiu o Dr. Nabil Ghorayeb.

entenda-os-efeitos-da-caminhada-em-jejum-no-organismo

Dado

A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgou o relatório “Práticas de Esportes e Atividade Física” em parceria com o Ministério do Esporte no ano de 2022 com a acusação de que 24,6% dos brasileiros praticam corrida ou caminhada com certa frequência.

Fonte: terra