No momento, você está visualizando PROMESSA DE PAZ: Entenda o encontro entre Trump-Zelensky em 5 pontos
Entenda como foi o encontro entre Trump e Zelensky na Casa Branca, em 5 pontos. Foto: Reprodução/YouTube

PROMESSA DE PAZ: Entenda o encontro entre Trump-Zelensky em 5 pontos

Encontro entre Trump e Zelensky teve um tom mais positivo que reunião anterior e trouxe avanços, mas sem vislumbre de cessar-fogo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve um encontro (18) na Casa Branca com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus em uma rodada de negociações marcada por unidade parcial e ausência de acordo final, algo que Trump disse vislumbrar apenas dentro de algumas semanas.

O encontro tratou de cinco pontos centrais: garantias de segurança para Kiev, pressão para abrir negociações diretas com Vladimir Putin, divergências sobre a necessidade de um cessar-fogo imediato, anúncio de uma compra ucraniana armas americanas e a possibilidade de um encontro entre Zelensky e o presidente russo.

Veja, a seguir, os principais resultados e o que se espera a partir de agora:

Unidade com divergências pontuais

Os líderes mostraram alinhamento em torno da necessidade de abrir negociações diretas entre Zelensky e Vladimir Putin, ainda que persistam diferenças. O chanceler alemão Friedrich Merz defendeu um cessar-fogo prévio, enquanto o francês Emmanuel Macron questionou se Putin realmente busca a paz.

Garantias de segurança para a Ucrânia

Trump falou em “proteção muito boa” para Kiev, mas sem detalhar o formato. Os europeus pediram garantias equivalentes ao Artigo 5 da Otan, que prevê defesa coletiva em caso de ataque. Zelensky respondeu que deseja “tudo” em termos de segurança.

Após as reuniões, o presidente ucraniano disse que as garantias de segurança serã0 formalizadas ” dentro de uma semana ou dez dias”.

Contato direto com Putin

Durante a reunião, Trump telefonou ao presidente russo e relatou a conversa a Zelensky e aos líderes europeus. Segundo Alexander Stubb, da Finlândia, o republicano descreveu a ligação como parte de um esforço para viabilizar um encontro direto entre os dois presidentes.

Possível reunião Zelensky-Putin

Trump disse que começou a organizar um encontro entre o ucraniano e o líder russo, com a ideia de também participar de uma reunião trilateral, enquanto Macron defendeu um encontro quadripartite, com a participação de outros demais europeus. Moscou confirmou a conversa com Trump, mas sinalizou que ainda há divergências. Putin, até agora, evita reconhecer Zelensky como seu par legítimo.

Compra bilionária de armas

Em conclusão, Zelensky anunciou interesse em adquirir US$ 90 bilhões em armamentos dos EUA, com destaque para sistemas de defesa aérea Patriot. O plano inclui ainda a venda de drones ucranianos a Washington. Um acordo formal ainda precisa ser estruturado.

Fonte: infomoney