Você está visualizando atualmente Entenda diferença entre sozinho e solitário, melhore seus relacionamentos
Chave da questão não é olhar para as circunstâncias e supor quais sentimentos devem estar associados a elas, mas sim se perguntar se você está solitário

Entenda diferença entre sozinho e solitário, melhore seus relacionamentos

Uma noção comum é que as pessoas mais solitárias são aquelas que estão sozinhas

A pandemia mundial que nos deixou mais isolados nos fez olharmos mais de perto o que realmente significa ser solitário. Trata-se de um dilema antigo. Tem nos chamado a atenção nos últimos dois anos. Afinal, como nos sentimos realizados e conectados em nossos relacionamentos?

Como espécie, os humanos prosperam estando em torno dos outros, disse Louise Hawkley, principal cientista de pesquisa dos Centros de Pesquisa Acadêmica – NORC da Universidade de Chicago. Mas quanto e qual o tipo de contato cada pessoa precisa para se sentir parte de uma comunidade varia entre os indivíduos, bem como no estágio da vida de uma pessoa, acrescentou ela.

Uma noção comum é, portanto, que as pessoas mais solitárias são aquelas que estão sozinhas. Mas é importante separar os dois termos, disse Carla Perissinotto, professora de medicina e chefe associada de Programas Clínicos de Geriatria da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

solitário

Solitário

As crianças podem ficar solitárias porque não conseguem ver seus amigos na escola. As pessoas marginalizadas podem sentir-se solitárias porque a comunidade não as acolhe. E os adultos mais velhos podem experimentar a solidão através da aposentadoria ou da morte de um ente querido. Ressalou, portanto, Carla.

Com a pandemia exacerbando os problemas de solidão, muitos profissionais de saúde estão preocupados com os riscos à saúde mental e física associados ao sentimento. Aqui entra a depressão, problemas cardiovasculares e morte precoce. São dado do Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC dos Estados Unidos.

solitário

Sozinho significa solitário?

Quando se trata de combater a solidão com o contato social, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade.

A chave da questão não é olhar para as circunstâncias e supor quais sentimentos devem estar associados a elas, mas sim se perguntar se você está solitário, disse Carla. Se a sua solidão é uma escolha. E você tem pessoas que podem apoiá-lo se você precisar de ajuda, não há como dizer que você não pode viver uma vida feliz sentindo um pouco de solidão.

Por que me sinto tão sozinho quando não estou?

Se o seu feed das redes sociais está cheio de fotos de festas com grandes grupos ou onde quer que vá tenha um conhecido que você pode cumprimentar, mas ainda assim sente a dor da solidão, você não está sendo dramático, disse Carla.

“Você pode ter muitos contatos sociais e ainda ser incrivelmente solitário”, acrescentou. “Você pode ver alguém que é muito gregário, e parece que eles estão muito conectados, mas ainda assim alguns têm um profundo sentimento de solidão”.

O que posso fazer sobre isso?

Identificar que tipo de conexão você deseja e a qualidade dos relacionamentos que você já tem são os primeiros passos importantes. Mas o caminho que pretende seguir a partir daí, depende inteiramente do seu contexto específico.

“Não existe um ‘tamanho único’ para todos”, disse Carla. “Para alguns, ter uma conexão realmente profunda e significativa com uma pessoa é fundamental para esses sentimentos de conexão. Mas para outras pode ser simplesmente o contato com um estranho”.

Fonte: telavita, contioutra, yuribusin, plenae