Essa tradição de o mês de maio ser o preferido para as mulheres dizerem o tão esperado “sim” surgiu nos países do hemisfério norte
Estando ou não dentro do universo das noivas, você provavelmente já ouviu alguém dizer que maio é conhecido popularmente como o mês das noivas. Mas por que justamente o quinto mês do ano recebeu esse título?
Não tem como cravar uma resposta para essa pergunta, no entanto algumas teorias tentam explicar como maio passou a ser considerado o mês das noivas. Veja quais são elas!
Primeiro banho do ano
Essa tradição de o mês de maio ser o preferido para as mulheres dizerem o tão esperado “sim” surgiu nos países do hemisfério norte, ainda na idade Média. Por lá, as baixas temperaturas faziam com que os festejos fossem adiados para os meses mais quentes do ano, sendo maio o primeiro deles.
Por causa do frio intenso dos meses anteriores, era em maio que as pessoas tomavam o primeiro banho do ano. Tornando a época propicia para que os noivos se casassem.
Início da primavera
Outra teoria, ainda vindo do hemisfério Norte, é que em maio começa a primavera nos países daquela região. Assim, com as temperaturas mais quentes e com a maior oferta de flores o mês de maio teria se tornado o preferido pelas noivas.
Menos chuvas
Por ter colonização europeia, o Brasil herdou muitos costumes e tradições dos países daquele continente, entre eles esse envolvendo os casamentos.
Por aqui, nessa época do ano estamos no outono e há menores índices de chuva, o que também explica a escolha do mês pelas noivas, principalmente àquelas que querem fazer a comemoração ao ar livre.
Mês de Maria
Outro motivo bastante aceito no país, é que o Brasil é um país predominantemente católico, e como maio é o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus, o mês bastante escolhido pelos casais que buscam se casar na igreja.
“Em maio também temos o Dia das Mães e de maneira geral é um mês de destaque dessa figura da mulher, então esse também é outro fator que contribuiu para ele se destacar como o mês das noivas”, acrescenta Monica Vasconcelos de Freitas, organizadora da Expo Noivas & Festas.
Maio ainda é o queridinho?
Apesar de maio ter o título dedicado às protagonistas do grande dia, o mês não é mais o queridinho para a festividade. Pelo menos não aqui no Brasil!
“Os meses mais procurados são setembro, outubro e novembro, onde entramos na primavera seguindo para o verão, talvez essa seja a explicação mais assertiva, apesar de vivermos num país tropical”, explica Penha Maia, estilista e fundadora da Pó de Arroz Noivas.
Além desses meses, dezembro também tem sido o queridinho de quem vai casar. Esse mês tem figurado entre os principais devido ao período de férias e também ao recebimento do 13º salário, que garante uma renda a mais para o final do ano.
Fonte: noivah, cnn, jornaldefranca