Você está visualizando atualmente Entenda como funcionam critérios para vagas na educação infantil
Os critérios para as na vagas educação infantil são objetivos e norteiam o trabalho para diminuir as desigualdades.

Entenda como funcionam critérios para vagas na educação infantil

Município oferta vagas em escolas particulares conveniadas quando já não há mais opções na rede pública

No início de todo o ano letivo, após o preenchimento das vagas da educação infantil da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Dourados, através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), realiza a designação de alguns alunos, seguindo critérios, para escolas particulares que têm convênio com o município.

O primeiro critério observado é se a criança está exposta a algum risco como, por exemplo, abandono, entre outras situações. Caso a criança se encaixe nesta situação, ela passa a ter preferência na designação. O segundo critério utilizado é se os pais/responsáveis têm vínculo empregatício fixo. Então, neste caso, se os responsáveis possuem emprego, a criança também tem prioridade na designação.

O terceiro critério utilizado na designação é a renda per capita da família. Os menores de famílias com renda per capita baixa têm prioridade em relação às famílias com maior poder aquisitivo. O quarto critério utilizado se baseia numa resolução da SEMED e diz que pais doadores frequentes de sangue têm prioridade na designação. Para isso, preciso ter doado sangue no mínimo quatro vezes nos últimos três anos e é necessário comprovação.

O quinto e último critério avaliado na hora da designação de vagas para a educação infantil é se o aluno (a) tem irmão, ou irmã na rede.

Secretária municipal de Educação

Segundo a secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, os critérios para as na vagas educação infantil são objetivos e norteiam o trabalho para diminuir as desigualdades. “O próprio sistema já faz essa seleção, conforme os dados preenchidos pelos pais na hora da inscrição. Por isso, é preciso bastante atenção na hora do preenchimento”, explica.

Sobre a designação para escolas conveniadas, a secretária explica que a prioridade é sempre para as escolas públicas. “O município tem um custo alto para manter as escolas municipais, por isso, enquanto houver vaga na unidade pública, o aluno será designado para tal. Caso haja falta de vagas, o aluno é encaminhado para uma escola conveniada. Entretanto, a conveniada é a última opção. Enquanto há vagas na rede pública, a prioridade é designar para as escolas do município”, finaliza.

Fonte: pm dourados