Engordei na pandemia, e agora?

Basta ver as redes sociais de amigos e famosos para ver relatos de gente que ganhou peso no isolamento. Nutricionista dá dicas do que fazer

Basta dar uma espiadinha nas redes sociais dos amigos e dos famosos para ver relatos como estes: “engordei na quarentena”; “ganhei 10 quilos por causa do isolamento social”; “não consigo mais manter meu peso por causa da ansiedade com a Covid-19”… Desde que a pandemia começou, muita gente passou a ter problemas com a balança.

Claro que o excesso de peso não é o principal problema do período de pandemia, com tantas mortes, dificuldades econômicas e distanciamento social. No entanto, quilinhos a mais podem significar tanto outras doenças, como diabetes, hipertensão e problemas no coração, quanto mais riscos diante do coronavírus.

Pessoas com obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Em outras palavras, elas apresentam uma maior chance de evoluir para formas graves da doença. O aumento de peso causado pela ansiedade também preocupa, porque significa que algo não anda bem na parte emocional.

De acordo com a pesquisa Diet & Health Under Covid-19, realizada em 30 países, os brasileiros estão em 1º lugar entre os que mais engordaram na pandemia. Cinco em cada 10 entrevistados declararam ter aumentado de peso desde a chegada da Covid-19 ao Brasil. Na média global, de 1 em cada 3 entrevistados (31%) engordou durante o período.