Candidatos do Enem podem pedir reaplicação das provas em casos de problemas logísticos ou doenças previstas no edital
São considerados problemas logísticos, para fins de reaplicação, “fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”, incluindo:
- Desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local;
- Falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural;
- Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Sobretudo, os participantes devem consultar a aprovação ou reprovação da solicitação de reaplicação da prova no site enem.inep.gov.br/participante.
Contudo, o Inep reforça que o participante não poderá prestar o exame fora dos espaços físicos, das datas e dos horários definidos.
“O não comparecimento às provas nas datas e nos horários informados pelo Inep caracterizará ausência do participante, não havendo segunda oportunidade para a realização das provas”, destacou o instituto.
A reaplicação das provas, para os casos previstos no edital, acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro.
Em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, a realização do Enem foi suspensa devido à destruição causada pela passagem de um tornado na noite (7).
Sobre o Enem
Em conclusão, saiba quando ocorreu a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu em 1998.
Na época, o exame tinha como objetivo principal avaliar o desempenho dos estudantes ao término da educação básica, servindo como uma ferramenta diagnóstica do ensino no país. Anos depois, universidades públicas e privadas passaram a utilizar o Enem como forma de ingresso, além de ele servir para o acesso a programas como o Sisu, Prouni e Fies.





