O evento tratou de à inovação, cultura, empreendedorismo e inspiração
A Superintendência de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul vai rodar o Estado para ouvir dos criativos demandas e propostas para o Plano Estadual do setor em MS. Com apoio da Prefeitura de Dourados, aconteceu nesta sexta-feira (17), o Encontro Regional de Economia Criativa, das 8h às 18h, no Teatro Municipal, que fica no Parque dos Ipês.
O evento dedicado à inovação, cultura, empreendedorismo e inspiração. Uma das etapas cruciais desse projeto envolve lançamentos em várias cidades, destinados a esclarecer o funcionamento da Economia Criativa e a discutir a Lei e o Plano.
Em Dourados, no dia 3 de novembro foi realizado o lançamento regional de Economia Criativa. A proposta apresentou o Programa MS + Criativo e também propôs o encontro regional. Assim, os encontros regionais contam com apresentações artísticas e culturais do município.
De acordo com o Superintendente de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul, Décio Coutinho, desenhar um Plano Estadual de Economia Criativa é um desafio imenso. Mas esse desafio pode ser facilitado quando envolve pessoas na colaboração da construção.
“A gente apresenta, por exemplo, em Ponta Porã, um cenário completamente distinto de Corumbá, Naviraí e Campo Grande, que foram as quatro regionais que nós já fizemos. Mas, essas diferenças elas se somam complementando umas às outras. E trazem para o plano estadual de economia criativa e para a lei estadual de economia criativa as realidades, as vocações locais, assim como, as potencialidades de cada região e as diferenças também” ressalta Décio
Sendo assim, o Plano Estadual de Economia Criativa é um plano escrito com a colaboração de artistas, criativos, assim como, artesãos, designers. Além de pessoas ligadas à gastronomia, moda e tecnologia. Desse modo, espelhando as diferenças de cada indivíduo e setor.
O que é economia criativa?
O conceito define-se como um processo que utiliza da criação para que as pessoas possam explorar determinado valor econômico.
Nesse sentido, cabe ainda dizer que é uma mistura de dois conceitos complementares. Ou seja, o valor econômico, ligado a processos como produção e distribuição de produtos; e o valor criativo, relacionado a fatores criativos, emocionais e imaginários.
Contudo, a ideia central é incluir processos, ideias e empreendimentos que usam a criatividade como destaque para a criação de um produto.
Fonte: pm dourados