A avaliação aplicada desde 2004 e registrou 52% dos estudantes inscritos em cursos à distância
O Ministério da Educação divulgou os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 que apontam que, pela primeira vez, o número de estudantes inscritos em cursos na modalidade de ensino à distância é maior do que os estudantes em cursos presenciais.
Do total de quase 500 mil estudantes inscritos em mais de 30 áreas, 52% (256.802) estão na modalidade EAD. Entretanto, apesar de ter a maioria de estudantes inscritos, os cursos na modalidade EAD representam apenas 12% do total de cursos avaliados, que chega a quase 8 mil.
Além do questionário do estudante que já aplicado normalmente e que tem por objetivo levantar informações que traçam o perfil socioeconômico dos concluintes, o Enade de 2021 também incluiu um questionário específico sobre a pandemia da Covid-19, o que possibilitou a análise complementar para entender o impacto efetivo da pandemia na formação dos estudantes.
Por isso, o Ministério da Educação divulgou os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 que apontam que, pela primeira vez, o número de estudantes inscritos em cursos na modalidade de ensino à distância é maior do que os estudantes em cursos presenciais.
O Enade 2021 aplicado no dia 14 de novembro de 2021 e o seu resultado divulgado durante coletiva de imprensa.
Do total de quase 500 mil estudantes inscritos em mais de 30 áreas, 52% (256.802) estão na modalidade EAD. Entretanto, apesar de ter a maioria de estudantes inscritos, os cursos na modalidade EAD representam apenas 12% do total de cursos avaliados, que chega a quase 8 mil.
Além do questionário do estudante que já aplicado normalmente e que tem por objetivo levantar informações que traçam o perfil socioeconômico dos concluintes. Contudo, o Enade de 2021 também incluiu um questionário específico sobre a pandemia da Covid-19, o que possibilitou a análise complementar para entender o impacto efetivo da pandemia na formação dos estudantes.
Dessa forma, a edição de 2020 não aconteceu em decorrência da pandemia de Covid-19, sendo adiada para o ano seguinte. No total, 492.461 estudantes fizeram prova. Dentre eles, 74% são de cursos de licenciatura, 19% são de bacharelados e 7% representam cursos tecnológicos.
Segundo os dados do Enade, a maioria dos estudantes está na faixa de 23 a 33 anos de idade (34,8%), seguida de perto pela faixa de até 24 anos (32,3%).
O perfil predominante dos alunos
Dessa forma, as mulheres solteiras com mais de 24 anos e renda familiar de até 3 salários-mínimos, com pais sem ensino superior completo e que trabalham mais de 20 horas semanais. Então, quando separado entre tipos de graduação, o perfil predominante dos alunos do curso de licenciatura é composto de mulheres mais velhas pretas ou pardas.
Já nos cursos tecnológicos e bacharelados, o perfil predominante é de homens brancos. Mas, categorizando por modalidade de ensino, o perfil predominante de ensino à distância é mais velho, casado e que trabalha mais de 40 horas por semana.
Contudo, um dos indicadores de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade é o Conceito Enade, que dá notas de 1 a 5 por curso de graduação, sendo 5 a maior nota.
Segundo dados da última avaliação, apenas 5,7% dos cursos inscritos atingiu a nota máxima. A maioria dos cursos (39,7%) teve nota 3. Nos cursos de educação à distância, 41,6% dos cursos tiveram nota 2, com apenas 2,3% com nota máxima.
No presencial, a maioria dos cursos teve nota 3 (40%), com 6,2% (407 cursos) com nota máxima.
A prova
O Enade começou em 2004 e uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por isso, é dividido em ciclos avaliativos separados por curso. As áreas de conhecimento são divididas ao longo de 3 anos, sendo que o ano de 2021 corresponde ao Ano 2, composto por bacharelados e licenciaturas voltadas para docência. Atualmente, o Enade está no sexto ciclo.
A prova obrigatória para conclusão de curso e é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral (iguais para todos os cursos) e 30 da parte de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha.
Sendo assim, o próximo Enade aplicado no dia 27 de novembro e avaliará concluintes de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano III.
Fonte: cnn