A premiação com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às ideias criativas e aos talentos no campo, está com as inscrições abertas. Dessa forma, podem se inscrever até 13 de fevereiro de 2026: agricultores familiares, pesquisadores e empreendedores de micro e pequenas empresas.
No concurso serão avaliados os tópicos:
- Impacto na produtividade do trabalho e na renda
- Impacto na redução da penosidade no campo
- Originalidade e criatividade
- Impacto ambiental
- Potencial de replicação ou adaptação para a outras regiões, cadeias produtivas ou biomas.
O edital define como elegíveis invenções de criação, desenvolvimento, implementação ou melhoria de máquinas, equipamentos ou implementos que reduzam a dificuldade no campo, aumentem a eficiência produtiva e solucionem problemas.
Podem ser quaisquer soluções técnicas, desde as constituídas por estruturas simples até aquelas formadas por arranjos complexos. Fixas ou dotadas de mobilidade, portáteis ou não, essencialmente mecânicas ou dependentes de motores e outras fontes de energia, dotadas ou não de automação, cuja finalidade seja atender à demanda produtiva da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais.
Sobre o prêmio
As invenções selecionadas receberão prêmios financeiros de R$ 10 mil. Desse modo, segundo o edital, serão premiados até:
- 10 agricultores/as familiares;
- 5 pesquisadores/as e
- 5 empreendedores/as de micro e pequenas empresas.
O evento de premiação irá ocorrer em março de 2026, durante a Feira Nacional de Tecnologias para a Agricultura Familiar, em Campinas/SP.




