No momento, você está visualizando Eleições devem impactar disputa por comando de comissões na Câmara
Eleições aceleram negociações e intensificam a disputa pelo comando das comissões na Câmara. Foto: Reprodução/ câmara dos deputados

Eleições devem impactar disputa por comando de comissões na Câmara

As eleições devem impactar a disputa pelo comando das comissões na Câmara, e os parlamentares devem concentrar as negociações nas primeiras semanas após a retomada das atividades, em fevereiro

O período das eleições deve impactar, além do ritmo dos trabalhos no Legislativo, as negociações por comando das comissões permanentes na Câmara dos Deputados. Em ano mais curto e motivados pelas eleições, os parlamentares miram espaços de maior visibilidade.

O Congresso Nacional retomará as atividades em fevereiro. As primeiras semanas de trabalho envolvem negociações sobre o comando dos colegiados da Câmara. Internamente, parte das bancadas partidárias também se mobiliza para mudanças nas suas lideranças, como é o caso do PT e do PSB.

Troca de líderes

Outro movimento previsto para as primeiras semanas de trabalho no Legislativo é a troca de lideranças. Partidos que praticam o rodízio no cargo já se organizam, desde antes do recesso parlamentar, para as trocas de comando.

O PT terá como novo líder o deputado Pedro Uczai (SC), que substituirá Lindbergh Farias (RJ). No PSB, com a saída de Pedro Campos (PE) a função será ocupada por Jonas Donizetti (SP).

Desde o fim de dezembro a bancada da oposição também já tem uma nova liderança, o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB). Por outro lado, a bancada negra terá mudança também e será assumida pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Por fim, outras siglas já oficializaram reconduções. É o caso do União Brasil que já oficializou que seguirá sob o comando de Pedro Lucas Fernandes (MA). Maior sigla da Casa, com 88 deputados, o Partido Liberal também deve manter na liderança o deputado Sóstenes Cavalcante (PL).

Fonte: cnn