Educação de Naviraí realiza projeto sobre empreendedorismo e economia criativa com alunos da EJA
A Gerência de Educação da Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Coordenação de Área da EJA Educação de Jovens e Adultos, elaborou o “Projeto Empreendedorismo e Economia Criativa na Renda Familiar dos Alunos da EJA”, com objetivo de oferecer oficinas como alternativas de renda para auxiliar as famílias dos estudantes das Escolas José Carlos da Silva e Marechal Rondon.
Durante o projeto são trabalhadas diversas oficinas em sala de aula, abordando a utilidade de diferentes produtos, seus nutrientes, ingredientes utilizados, custo de produção e lucro de cada item produzido.
Além disso, ressaltada a importância do artesanato como uma forma de apresentar a cultura local e valorizar esses produtos em restaurantes, rede hoteleira e outros estabelecimentos comerciais.
Como parte do projeto, realizadas as seguintes oficinas:
1. Oficina de Vinagre Aromatizado e Medicinal: Nessa oficina, os alunos aprenderam sobre os benefícios do vinagre como ingrediente na culinária e também como remédio natural;
2. Oficina de Sabão Líquido: Nessa oficina, os alunos aprenderam a produzir sabão líquido utilizando ingredientes simples e de baixo custo;
3. Oficina de Salada no Pote: Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a montar saladas nutritivas e saborosas em potes. Mas abordados aspectos como a escolha dos ingredientes, higiene e apresentação dos produtos;
4. Oficina de Mbaraká: Nesta oficina, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e aprender a produzir um instrumento musical e lembrança inspirada na cultura indígena. Eles orientados sobre as técnicas e o valor cultural do Mbaraká.
O projeto tem uma adesão significativa dos alunos da EJA, gerando entusiasmo e interesse deles em aprender novas habilidades empreendedoras.
Acredita-se que oferecer essas oficinas como uma alternativa de renda pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias dos estudantes da EJA, fortalecendo assim o empreendedorismo e a economia criativa na comunidade escolar.
Fonte: