Festa da Linguiça em Maracaju teve participação de Eduardo Riedel na abertura
Para valorizar a cultura e a tradição do Estado, o governador Eduardo Riedel participou da abertura da 29ª Festa da Linguiça, em Maracaju. O evento movimenta o primordialmente o turismo e a economia. Além disso, leva solidariedade para quem precisa. Foram três dias de festa e cerca de 20 mil participantes.
Assim, a festa foi realizada pelo Rotary Club de Maracaju, com apoio do Governo do Estado, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), que contribuiu com R$ 330 mil na aquisição de estrutura para a festa (tendas, assim como gerador, camarim, palco, som e iluminação) e por fim, na contratação dos shows gratuitos.
“Alegria em fazer parte de mais uma edição desta festa tão importante ao Estado. Um evento que é feito com muita dedicação e carinho. Em outras palavras, a linguiça de Maracaju é uma tradição secular do município”, afirmou o governador.
Valorização da cultura e tradição
Riedel ponderou que a história do Festival também tem cunho social. “Aqui temos a valorização da cultura e tradição. Logo, o que encanta é origem do Festival, a sua tradição e o que representa na nossa história. Hoje com um evento social, sua ajuda é sobretudo bem-vinda em diversos setores. A edição deste ano tem tudo para ser um sucesso”.
O evento começou (2) e seguiu até domingo (4). Desde sua primeira edição, em 1994, a festa evoluiu e ampliou sua programação. Nesse sentido, atualmente inclui shows nacionais, exposições de veículos e implementos agrícolas, parque de diversões e feira de artesanato. Ou seja, a diversidade de atrações atrai visitantes de todo o Brasil e também do exterior, reforçando assim a importância do evento para o turismo e a cultura local.
O coordenador da festa, Júlio Carlonga, afirmou que mesmo com dificuldades e desafios o evento cumpriu sua principal missão, que é levar alegria, diversão e filantropia.
“Uma festa com muita música, shows, diversão e ajuda ao próximo. Não conseguiríamos fazer sem os parceiros, entre eles o Governo do Estado, que sempre nos apoiou. Este evento gera 500 empregos diretos, movimenta a economia e gera renda para cidade”, descreveu Carlonga.
Objetivo da Festa da Linguiça
Criada para divulgar e valorizar o produto símbolo da cidade, a Festa da Linguiça se consolidou como um dos maiores eventos gastronômicos de Mato Grosso do Sul. Além de celebrar a tradição, a festa também tem caráter beneficente. Isto é, parte da renda arrecadada é destinada a entidades assistenciais do município.
“Temos que agradecer ao governador que mais uma vez nos ajudou para realizar esta festa, que traz muitos benefícios para a comunidade. A cada ano está melhor e quem ganha com isto é a cidade”, afirmou o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan.
Em suma, a linguiça de Maracaju é uma criação 100% sul-mato-grossense e tem suas raízes nas famílias colonizadoras da região, vindas do Triângulo Mineiro. A iguaria surgiu como uma forma de conservar cortes nobres de carne, temperados com ingredientes tradicionais e suco de laranja azeda, técnica que passou de geração em geração.
Fonte: A. Not. Gov. MS