Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8 às 18 horas
Ecopontos são áreas exclusivas para recebimento temporário e regular para pequenos geradores. É um local de entrega voluntária regular e gratuita que recebe resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão).
Ainda mais os resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (mobílias, sucatas e madeiras). Bem como os resíduos provenientes de poda de árvores, conhecidas como galhadas. O limite de descarte, por exemplo, é de um metro cúbico por quem utiliza o sistema.
Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8 às 18 horas e o serviço é gratuito a qualquer cidadão. Dessa forma, qualquer pessoa poderá fazer o descarte em containers específicos e sinalizados para cada tipo de resíduo.
Ecopontos em Campo Grande
Inaugurado em março de 2018, o Ecoponto Panamá, foi a primeira estrutura de recebimento de resíduos em Campo Grande, instalada pela Concessionária CG SOLURB. Este apresenta uma área de mais de 3.600 m² e está localizado esquina da Rua Sagarana com Av. Prof. José Barbosa Hugo Rodrigues, no Jardim Panamá.
Do mesmo modo, no dia 31 de agosto de 2018, ocorreu a inauguração do segundo Ecoponto da Capital. Este com o nome de Ecoponto Noroeste, apresenta uma área de mais de 1.500 m² e está localizado na Rua Piraputanga, esquina com a Rua Guarulhos, Bairro Jardim Noroeste.
Em seguida, no dia 07 de fevereiro de 2019, foi inaugurado o Ecoponto Nova Lima. Este é o terceiro da Capital e apresenta uma área de mais de 1.600 m² e está localizado na Rua Pacajus, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela, Bairro Vida Nova.
Ainda assim, em 2019, no dia 26 de junho, foi inaugurado o Ecoponto União. O quarto Ecoponto, tem uma área de mais de 1.700 m², localizado na Av. Roseiras, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.
O Ecoponto Moreninha, foi o quinto Ecoponto inaugurado em Campo Grande, em 12 de agosto de 2020. Este está localizado na Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes.