Você está visualizando atualmente Os cartões virtuais estão de volta, graças à pandemia
Uso de cartões virtuais cresce pandemia

Os cartões virtuais estão de volta, graças à pandemia

A popularidade dos E-cards ou cartões virtuais cresceu novamente à medida que o isolamento por causa da pandemia. As pessoas buscavam maneiras de se conectar com entes queridos e amigos durante a  separação devido as restrições da Covid-19.

Quase uma geração após o lançamento do cartão postal eletrônico, a demanda por cartões comemorativos digitais aumentou no ano passado. Dessa forma,  à medida que a pandemia isolava pessoas de seus círculos sociais, os cartões virtuais ganhavam popularidade.

Com as interações pessoais reduzidas e as lojas fechadas, as pessoas que buscavam se conectar com a família, amigos e colegas de trabalho adotaram os e-cards como um truque que teve seu apogeu na era da Internet anterior, mas que em grande parte desaparecera.

Alexandra Suazo, uma profissional de marketing digital em Madison, Wisconsin, disse que começou a usar e-cards em março do ano passado para adicionar um toque pessoal em um momento em que o trabalho remoto e tantos outros aspectos da vida pareciam impessoais.

“Foi uma das maneiras mais fáceis de manter o moral da equipe”, disse ela. “Às vezes, vou enviá-los apenas uma vez, especialmente se eles forem fofos e fizerem o dia de alguém.”

American Greetings, um dos gigantes do mundo dos cartões comemorativos, não divulgou os números exatos das vendas. Mas Rob Matousek, o diretor executivo de negócios digitais da empresa, disse que teve um crescimento recorde desde o início das restrições ao coronavírus, com a demanda por volta da Páscoa do ano passado chegando perto do que a editora normalmente esperaria para um feriado de Natal.

“Se eles não estivessem fisicamente se reunindo com amigos e entes queridos, as pessoas queriam fazer algo que fosse pessoal”, disse Kelly Ricker, diretora de criação da American Greetings, dona do site de cartões eletrônicos Blue Mountain. “Foi uma ótima maneira de deixá-los saber que você está pensando neles.”

Com muitas lojas fechadas por longos períodos em 2020, a receita da indústria de cartões comemorativos com as vendas de produtos de papel nos Estados Unidos caiu 13% no ano passado, de acordo com a IBISWorld, uma empresa de pesquisa do setor.

A história é diferente para os e-cards e pedidos online de cartões de papel, disse a IBISWorld em um relatório.

A receita aumentou 23,9 por cento de 2019 a 2020, quase dobrando o crescimento da receita do ano anterior. Algumas empresas que operam no mercado de cartões online de US $ 1,3 bilhão até relataram um crescimento de três dígitos, disse a empresa de pesquisa.

O aumento do desejo de se conectar com outras pessoas por meio do envio de cartões fez sentido para Simeon Yates, professor de cultura digital da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. “Isso reflete o fato de que as pessoas estão querendo mostrar que se importam, com aquele esforço extra de produzir um artefato escrito para enviar, mesmo que seja digital”, disse o professor Yates.

Ft:nytimes