Você está visualizando atualmente TEA: Dourados reforça a importância da conscientização do autismo
O evento de Dourados conta com a uma parceria da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados - AAGD

TEA: Dourados reforça a importância da conscientização do autismo

Ação em prol da conscientização realiza-se no sábado em Dourados o tema “Lugar de Autista é em todo lugar”

A Prefeitura de Dourados reforça a importância da conscientização do autismo e este ano tem como tema “Lugar de autista é em todo lugar”. Realiza-se no sábado (2) uma ação na Praça Antônio João com panfletagem e a participação das famílias atendidas na Associação.

Assim, escolheu-se essa data por ser o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento de autismo em Dourados traz uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados – AAGD

Autismo em todo lugar em Dourados

A mãe fundadora da AAGD Ana Claudia Pereira da Silva Brito destaca, portanto, que trata-se de uma iniciativa de levar para a população o conhecimento sobre o autismo e suas características. “Nós realizamos esta campanha de conscientização há 12 anos. Esse é um momento em que nós reunimos os pais e os assistidos pela associação. E promovemos um dia de conhecimento sobre o autismo. Nós estaremos na praça Antônio João, no sábado, a partir das 8h e todos são bem-vindos”, pontuou.

Dourados autismo

O que é o autismo?

O Transtorno do Espectro AutistaTEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico que, embora se apresente de diversas maneiras, caracteriza-se, principalmente, pela dificuldade de comunicação e interação social. Bem como comportamentos e interesses repetitivos ou restritos.

O TEA manifesta-se, dessa maneira, já nos primeiros anos de vida e não tem cura. “O autismo se divide em três graus, por nível de intensidade da sintomatologia apresentada. O grau um é o mais leve e pode apresentar dificuldade de interação social e tendências na atividade alimentar. Nesse sentido, o grau dois necessita de um acompanhamento maior, com suporte em atividades do dia a dia, na socialização e também no ambiente escolar. Já o grau três é o mais grave do autismo, que apresenta um prejuízo importante na socialização, a fala da criança é não verbal e precisa de professor de apoio, com intervenção da equipe multidisciplinar”, explica a psicóloga da AAGD, Tatiana Carrozza.