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Dourados reduz em mais de 90% a fila do CadÚnico e atinge 14.053 atendimentos deste serviço nos primeiros 10 meses de gestão Marçal Filho Foto: PM Dourados

Prefeitura supera 14 mil atualizações do CadÚnico e transforma realidade das famílias

Dourados reduz fila do CadÚnico

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reduziu em mais de 90% a fila de espera de atendimentos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e atingiu 14.053 atendimentos deste serviço nos primeiros 10 meses de gestão Marçal Filho. O trabalho permitiu reduzir de forma expressiva a demanda reprimida, ampliar o acesso das famílias aos serviços e reforçar o compromisso com a proteção social.

Por meio de trabalho intenso e estratégico, os serviços alcançaram a população dos bairros mais distantes. Além disso, ampliaram o acesso e resolveram casos urgentes rapidamente.

O prefeito determinou, a princípio, que a prefeitura levasse os serviços de atualização e emissão de cadastros aos distritos de Dourados. Dessa forma, a prefeitura atendeu mais famílias.

Ações do prefeito foram eficazes

A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, destacou que as ações do prefeito foram eficazes na redução da fila de espera acumulada. Com isso, a qualidade dos cadastros deve melhorar. Ela afirmou que o prefeito orientou organizar o fluxo e reduzir a pressão nas unidades. Assim, manteve-se o ritmo crescente de atendimentos mês a mês. Além disso, os mutirões foram fundamentais para isso.

Os mutirões foram realizados periodicamente no anfiteatro da Prefeitura, ofertando um local cômodo e climatizado para as pessoas atendidas. Além disso, ações especiais ocorreram nos bairros, o que demonstra a alta capacidade operacional da prefeitura e reforça a presença do município junto às famílias que mais precisam, inclusive aquelas com dificuldade de locomoção.

Ainda conforme o balanço da Semas, o volume representa uma média de 1.405 atendimentos por mês. A Prefeitura de Dourados realizou 8.832 atualizações cadastrais para manter as informações socioeconômicas das famílias. Essas atualizações são essenciais para programas sociais, especialmente o Bolsa Família. Além disso, a prefeitura registrou 2.843 novas famílias no cadastro. Também ofereceu orientações sobre benefícios em 2.378 atendimentos. Todos esses atendimentos totalizam 14.053 em dez meses, mostrando o esforço da gestão para atender a demanda social.

O trabalho da prefeitura ativamente no intuito de reduzir ainda amais a fila de espera do CadÚnico, bem como levar os serviços para as regiões mais afastadas, inclusive zona rural e bairros com difícil acesso aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), antecipar as demandas do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre outros benefícios, evitando que famílias tenham o benefício bloqueado por falta de atualização.

Estão previstos em breve outros mutirões e visitas domiciliares para famílias, em conformidade com a Lei Nº 15.077, de 27 de dezembro de 2024, além de atendimentos descentralizados em parceria com outras secretarias.

CadÚnico

O CadÚnico identifica famílias de baixa renda e garante acesso a programas sociais como o Bolsa Família, Programas habitacionais, Carteira da pessoa idosa, Carta social, isenção de taxas em concursos federais , isenção de taxas em concursos públicos distritais entre outros. Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e/ou com renda mensal total de até três salários mínimos e famílias que participem ou queiram participar de Programas que exijam a inscrição no CadÚnico. Pessoas que moram sozinhas e pessoas que vivem em situação de rua também podem realizar o cadastro.

Como se cadastrar

Aqueles que atenderem aos requisitos estipulados podem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município e solicitarem o cadastro.

Fonte: PM Dourados