No momento, você está visualizando Prefeitura de Dourados e Hemocentro realizam campanha para cadastro de medula óssea
Dourados realiza cadastro para doação de medula óssea no dia 24, das 7h às 11h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Rosa Foto: PM Dourados

Prefeitura de Dourados e Hemocentro realizam campanha para cadastro de medula óssea

Dourados realiza cadastro para doação de medula óssea

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no dia 24, das 7h às 11h, uma campanha para cadastro de doação voluntária de medula óssea na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Rosa. A ação integra as atividades do Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, e conta com apoio do Hemocentro de Dourados.

Podem se cadastrar pessoas com idade entre 18 e 35 anos, que estejam em boas condições de saúde. O procedimento é simples e rápido, através de coleta de sangue, como em um exame laboratorial, além do preenchimento de um cadastro. O voluntário passa a integrar o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), permanecendo apto à doação até os 60 anos de idade.

Antes da campanha, será realizada uma pré-inscrição diretamente na unidade de saúde Vila Rosa, com o objetivo de organizar o atendimento. Para o pré-cadastro, é necessário informar nome completo e CPF ou Cartão SUS. Durante a ação, a equipe do Hemocentro será responsável pelo acolhimento e orientação dos participantes, esclarecendo dúvidas sobre critérios para doação, funcionamento do cadastro e importância do gesto solidário. Após essa etapa, ocorrerá a coleta da amostra de sangue, conforme protocolo técnico.

O que é medula óssea?

A medula óssea é um tecido líquido localizado no interior dos ossos, conhecido como tutano. Ela é responsável, sobretudo, pela produção das células do sangue. Entre elas estão as hemácias (glóbulos vermelhos), que transportam oxigênio. Além disso, produz os leucócitos (glóbulos brancos), que atuam na defesa do organismo. Por fim, também forma as plaquetas, que participam do processo de coagulação. A produção de todas essas células ocorre na medula óssea.

Como funciona a doação?

Caso haja identificação de compatibilidade genética entre doador e paciente, então convoca-se o voluntário para novos exames. Esses exames, por sua vez, confirmam suas condições de saúde.

O procedimento de doação dura cerca de 90 minutos e ocorre, portanto, com anestesia. As células são retiradas do osso da bacia, e não da coluna. Além disso, a medula doada se recompõe naturalmente em até 15 dias.

Contudo, a chance de compatibilidade é rara — cerca de 1 em 100 mil no Brasil. Por isso, reforça-se, acima de tudo, a importância de ampliar o número de doadores cadastrados.

A campanha reforça o compromisso da administração municipal com a saúde pública e com a promoção da solidariedade, oferecendo mais esperança para pacientes que aguardam por um transplante de medula óssea.

Fonte: PM Dourados