No país, aproximadamente 5% da população é surda. Segundo dados do IBGE, esse número representa aproximadamente 10 milhões de pessoas
A Prefeitura de Dourados e a CIL (Central de Interpretação de Libras) realizam a II Semana Municipal da Pessoa Surda: Direitos e Desafios, que começou dia 21 e termina no sábado (24), com tarde de lazer no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador.
Sendo assim, o evento tem apoio da Câmara Municipal de Dourados, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Comissão da Mulher Advogada da OAB e Associação Corrente do Bem.
Assim, a abertura da Semana da Pessoa Surda acontece nesta quarta, 19h, na Câmara de Dourados. Aliás, na programação o assunto abordado será “Capacitismo e o Corpo Considerado Perfeito”, com a palestrante Fernanda Willemann de Souza. Então, Às 20h, o tema é “Direitos das Pessoas com Deficiência”, com a palestrante e advogada Taís Lopes Nantes.
Além disso, a sexta-feira (23), às 8h, no CCPD Dorcelina Folador, a palestrante é a Dra Mariana Dézinho que falará sobre “Direitos da Pessoa Surda: do Conhecimento à Fiscalização”. Portanto, o encerramento, no sábado, começa com atividades às 13h, no mesmo local.
As palestras são abertas ao público, com inscrições no local.
Direitos da Pessoa Surda
No país, aproximadamente 5% da população é surda. Segundo dados do IBGE, esse número representa aproximadamente 10 milhões de pessoas.
Aponta-se que, desses 10 milhões, 2,7 milhões têm surdez profunda (que não ouvem nada, ou muito pouco). Parte dessa população tem como língua a LIBRAS (língua brasileira de sinais), que são um conjunto de formas gestuais-visuais, usados para comunicação entre ouvintes e não ouvintes.
A LIBRAS foi reconhecida como meio legal de comunicação em 24 de abril de 2002 (20 anos). Por meio da lei de libras (Lei n° 10.436).
Porém, mesmo após 20 anos de lei, ainda pode-se notar que a inclusão dos surdos em todo território nacional, ainda é muito pequena.
Fonte: PM de Dourados