Você está visualizando atualmente DOURADOS: Mutirão para regularização do CadÚnico
Durante o mês de maio seguem mutirões para regularização do CadÚnico. Uma inciativa da Prefeitura de Dourados

DOURADOS: Mutirão para regularização do CadÚnico

O mutirão é uma iniciativa da equipe do Semas

Durante o mês de maio seguem mutirões para regularização do CadÚnico. Uma inciativa da Prefeitura de Dourados. Por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social). Tudo isso, com objetivo de atender as famílias, uma vez que, a ação é exigência do Ministério da Cidadania. Ela visa averiguar e revisar os cadastros. Sobretudo, para evitar que pessoas percam benefícios do Governo Federal. Essa ocorrência vem por determinação da equipe liderada pela secretária de Assistência Social, Ediana Mariza Bach.

Aliás, o mutirão acontece em datas pré-definidas nos diversos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município. A partir de 25 de março. De lá pra cá, já foram cinco mutirões. Dessa forma, atendeu até agora 503 famílias. Segundo Ediana, os mutirões devem ser mantidos. Sobretudo, até que todas as famílias sejam atendidas e recebam, desse modo, o benefício de ter seu cadastro regularizado.

É possível agendar o atendimento com antecedência

Ainda mais, o calendário de maio inclui o atendimento em duas unidades. Contudo, em cada dia do mutirão. O primeiro aconteceu nesta sexta-feira (6). Nos Cras do Parque do Lago e de Vila Vargas, das 7h às 13h. Bem como, no dia 13, o serviço estará disponível nos CRAS Canaã 1 e Cachoeirinha. Como também, no dia 20 no Cras Guaicurus e Jóquei Clube. E por último, no dia 27 a ação volta aos CRAS Parque do Lago e Canaã 1.

Aliás, segundo o coordenador do CadÚnico em Dourados, Edivaldo Correa de Oliveira, para regularização do mesmo é necessário levar os documentos de todos que moram na casa. São eles: o RG, o CPF, a Carteira de Trabalho e o Título de Eleitor. Bem como, a conta de luz atualizada e a Certidão do Nascimento. Além disso, a Declaração de Matrícula Escolar das crianças e jovens de 4 a 21 anos.

Sobretudo, durante a semana, as famílias podem fazer o agendamento prévio do atendimento. Segundo Edivaldo, “caso alguma família tenha dificuldades em conseguir a declaração com a escola, o atendimento será garantido da mesma forma”.

O CRAS conta com uma nova secretária desde abril

No dia 2 de abril, Ediana Mariza Bach assumiu a pasta da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ediana Bach é formada em Serviço Social pela Unigran. Além disso, é servidora de carreira do município desde 2008. Também possui especialização em Gestão Pública pela FATEC. Bem como, Psicopedagogia, Gestão de Políticas Sociais com Ênfase na Família e Direitos Humanos. Como também, Instrumentalidade do Serviço Social. A Secretária Municipal publicou artigos e ministra palestras com temas voltados à área de atuação.

A nova Secretária Municipal de Assistência Social já tem experiência adquirida na área, de acordo, com sua atuação na defesa dos grupos mais vulneráveis e desprotegidos. Vem fortalecendo, desse modo, o CRAS, e o CREAS, que incluem, Unidades de Acolhimento. Bem como, Centros de Convivência. Além de Controle Social. e a Rede de Entidades Não Governamentais. “Presenciamos o aumento da pobreza com a pandemia. A prova disso é a grande procura da população solicitando os serviços nos CRAS. Vou me dedicar para atende-los da melhor forma possível. Valorizando, dessa forma, os servidores que atuam na área. Que são os principais atores na garantia dos direitos socioassistenciais. Como também, as Entidades Assistenciais e os Conselhos Municipais”, completa.