No momento, você está visualizando Prefeitura de Dourados inicia dia 19 construção de moderno Centro de Atenção Psicossocial
Dourados inicia construção de CAPS AD III. Unidade vai receber investimentos de R$ 4.825.527,58 do Novo PAC Saúde Foto: PM Dourados

Prefeitura de Dourados inicia dia 19 construção de moderno Centro de Atenção Psicossocial

Dourados inicia construção de CAPS AD III

A Prefeitura de Dourados inicia a construção do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD III), unidade que vai receber investimentos de R$ 4.825.527,58 do Novo PAC Saúde, com prédio de 722,92 m² de área construída, em terreno de 7.802,56 m² do município. A ordem de serviço para o início do CAPS AD III, que está sendo construído na Rua Abílio de Mattos Pedroso, número 1565, Jardim Novo Horizonte, será assinada na manhã desta quinta-feira (19) em solenidade comandada pelo prefeito Marçal Filho, acompanhado pelos secretários municipais de Obras Públicas, Jorge De Lúcia e de Saúde, Marcio Figueiredo, além de vereadores e demais convidados.

A obra tem previsão de entrega até o fim do ano. O prédio será composto por sala de acolhimento e espera, além de salas de atividades coletivas. Haverá ainda farmácia, sala de aplicação de medicação e espaço de convivência. O local contará, acima de tudo, com refeitório, sala de repouso, cozinha e banheiros coletivos. Também incluirá ambientes de apoio, bem como lavanderia. “Será uma estrutura moderna, capaz de garantir atendimento mais humanizado para pessoas em tratamento de dependência por álcool e outras drogas”, explica o secretário de Saúde, Marcio Figueiredo.

Sobre os Centros de Atenção Psicossocial

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços públicos de saúde mental, abertos à comunidade. Eles acolhem pessoas em intenso sofrimento psíquico, ainda mais aquelas que enfrentam o uso prejudicial de álcool e outras drogas. Esses centros apoiam o cotidiano dos usuários, bem como o processo de reinserção comunitária. Quando a unidade de Dourados estiver pronta, contará com equipes multiprofissionais. Assim, oferecerá cuidado contínuo, acompanhamento clínico e apoio psicossocial aos usuários e familiares. Também dará suporte a outros serviços de saúde.

O modelo CAPS AD III é exclusivo para municípios com mais de 150 mil habitantes. Ele atende todas as pessoas em situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. A unidade prestará atendimento contínuo, bem como acompanhamento singularizado. As ações incluirão acolhimento de crises e apoio psicológico. A equipe oferecerá terapias em diferentes formatos, tanto individuais quanto em grupo. Além disso, ocorrerão atividades terapêuticas, artísticas e culturais. Tais ações, acima de tudo, buscarão fortalecer vínculos e estimular a autonomia.

As equipes multidisciplinar também vão trabalhar na orientação e apoio social para inclusão em escola, trabalho e vida comunitária, além de atuar na construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS) junto ao paciente e sua família. A unidade vai garantir atendimento em rede, articulado com Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais gerais, Unidades de Acolhimento e Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).

O CAPS AD III é um serviço de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar. O serviço também conta com atendimentos individuais, nos quais os pacientes recebem convites para participar de acordo com o objetivo pretendido no tratamento, de forma estratégica para sua ressocialização e melhora da qualidade de vida, levando em conta também as suas aptidões pessoais.

Fonte: PM Dourados