No momento, você está visualizando Prefeitura do Dourados e Sebrae debatem Programa Cidade Inteligente com secretarias municipais
Dourados fará parte do Programa Cidade Inteligente. Objetivo é priorizar a modernização da gestão pública e ampliar os serviços digitais Foto: PM Dourados

Prefeitura do Dourados e Sebrae debatem Programa Cidade Inteligente com secretarias municipais

Programa Cidade Inteligente será lançado em Dourados com apoio do Sebrae

Representantes da Prefeitura de Dourados e do Sebrae debateram (8), as etapas do Programa Cidade Inteligente. Eles lançarão oficialmente o programa nas próximas semanas no segundo maior município de Mato Grosso do Sul. A equipe desenvolveu a ação em parceria com a Itaipu Parquetec e sustenta o projeto em um ecossistema de inovação. Esse ecossistema integra instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais para facilitar a vida do cidadão.

O Sebrae tem trabalhado na iniciativa. A Prefeitura de Dourados, por meio da Semdes, busca, em parceria com a instituição e com a Itaipu, implementar a ação. O objetivo é priorizar a modernização da gestão pública. Além disso, pretende ampliar os serviços digitais e construir uma cidade mais conectada e eficiente.

Programa vai ajudar a identificar demandas de Dourados

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Freire, a inovação ajudará a identificar demandas em vários eixos em Dourados. Isso vai ajudar não somente na interação prática com a gestão, mas também nos direcionamentos futuros para uma cidade mais desenvolvida. “Vai ser uma ferramenta para entender o que o cidadão espera na saúde, educação, transporte, moradia. Isso não só vai conectar o douradense com a gestão, mas auxiliar nos processos internos da gestão para conduzir ações efetivas”, explicou.

A consultora de Inovação do Sebrae, Flávia Rosa dos Santos, afirma que a equipe, primeiramente, realizou pesquisas junto à população. Em seguida, eles traçaram um plano de ações e, portanto, vão apresentá-lo ao prefeito Marçal Filho. A equipe, além disso, definiu como objetivo principal encaminhar propostas que, assim, contribuam para melhor qualidade de vida no município. “A partir do estudo, cada secretário faz um olhar aprofundado do que a pesquisa aponta e que se liga à sua Pasta, à sua Secretaria, e, assim, pode adotar ações de mitigação dessas demandas”, ressaltou.

Flávia dos Santos explicou ainda que “Dourados já tem iniciativas que a classificam no caminho de uma cidade inteligente. A ação vem para agregar”. Outro ponto destacado por ela é a soma de ações para que “Dourados atinja melhores patamares de desenvolvimento, não só econômico, mas de desenvolvimento no sentido da inovação”. A perspectiva é que em breve, o programa esteja disponível no site da prefeitura para uso do cidadão e dos gestores.

Cidades inteligentes

Cidades Inteligentes são espaços que aliam aspectos tecnológicos com práticas sustentáveis em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade, visando oferecer bem estar e conforto ao cidadão. Assim, o programa está alinhado com os direcionamentos do Sebrae, buscando apoiar o fortalecimento do desenvolvimento local.

O Itaipu Parquetec, parceiro da ação, atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Assim, busca soluções tecnológicas e oferece assessoramento à implementação de projetos em Cidades Inteligentes. Além disso, promove a geração bem como a atração de novos negócios. Também desenvolve startups vinculadas às temáticas de Mobilidade, Acessibilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Atua, ainda, em Educação, Economia, Energia, Governança, Empreendedorismo e Novos Negócios, entre outros setores.

Fonte: PM Dourados