O lançamento do livro reafirma o compromisso da Embrapa de Dourados com a agropecuária brasileira
A Embrapa Agropecuária Oeste realizou o lançamento do livro “A História da Embrapa em Dourados”. Uma obra que resgata os momentos mais marcantes da instituição desde sua fundação, em 1975, até os dias atuais.
O evento aconteceu dia 13 de dezembro, às 9h30, no auditório da Unidade. E assim contou com a presença de autores, pesquisadores, parceiros e convidados, que relembraram os principais desafios e conquistas da trajetória da Embrapa na região.
A solenidade teve condução pela jornalista Christiane Congro Comas, que destacou a importância do livro como um registro histórico. Além disso, é uma homenagem aos profissionais que ajudaram a consolidar a Unidade como referência em pesquisa agropecuária e inovação sustentável.
“É um momento muito especial que celebra a trajetória de mais de quatro décadas, marcadas pelo trabalho coletivo, feito com dedicação e perseverança,” disse Congro.
Os pesquisadores e editores técnicos Fernando Mendes Lamas e Guilherme Lafourcade Asmus participaram do bate-papo
Assim, compartilhando detalhes sobre o processo de elaboração da obra e as histórias que marcaram a produção do livro. Fernando Lamas, ex-chefe da Unidade (2008-2013), explicou como surgiu o projeto. Ele também destacou os quatro capítulos que compõem a obra, revelando os desafios e as emoções ao longo do trabalho.
Já Guilherme Asmus, também ex-chefe (2013-2020), trouxe uma perspectiva sobre o futuro da Unidade, abordado no capítulo final do livro.
O livro contou também com a dedicação dos editores técnicos e analistas: Alceu Richetti, Silvia Mara Beloni e Silvia Zoche Borges. Além do trabalho da designer gráfica Eliete do Nascimento Ferreira.
Uma página especial de agradecimentos reconhece a colaboração essencial de Geraldo Augusto de Melo Filho, Elo Ramiro Loeff, Irineu Schwambach, José Alexandre Ramos Trannin, Luis Carlos Ferreira de Souza, Eli Lourdes Vasconcelos e Suelma Pires da Silva Bonatto.
O editor técnico, historiador e professor da UFGD Carlos Barros Gonçalves, também participou do lançamento, oferecendo insights sobre os desafios da produção de livros históricos e ressaltando a importância de preservar memórias institucionais.
Também tiveram relatos pessoais dos convidados
Outros convidados ilustres, como o ex-chefe geral José Ubirajara Garcia Fontoura (Bira) e o produtor rural Edio Neuls trouxeram relatos pessoais sobre o impacto da Embrapa na transformação da agropecuária regional, além de relembrarem importantes fatos históricos que deram origem à Unidade.
Durante o evento, houve distribuição de exemplares do livro impresso aos participantes do bate papo e aos empregados da Unidade, que puderam conferir detalhes da publicação que ao longo de quatro capítulos, destaca momentos importantes da criação da Unidade, que sempre contribuiu com o desenvolvimento de tecnologias adaptadas à região e trabalhou em parceria com produtores rurais.
A versão digital do livro está disponível, acesse no Ainfo, clique aqui.
Ao final, os convidados do bate papo, além dos editores técnicos, receberam kits de homenagem. Os kits foram entregues pelo Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, que encerrou o evento destacando a relevância da obra como um legado para as futuras gerações. Ele disse ainda que “a história que não contada pode ser esquecida ou até distorcida. Registrar a história é fundamental para proporcionar conhecimentos para os que estão chegando”.
A celebração foi marcada não só por memórias e emoçõs, como também pelo compromisso de seguir construindo uma história de inovação e desenvolvimento sustentável.
Por fim, com o lançamento, a Embrapa Agropecuária Oeste reafirma sua contribuição para a agropecuária brasileira e a importância de suas parcerias ao longo de 49 anos de história.
Fonte: Embrapa