No momento, você está visualizando Prefeitura fortalece educação financeira nas escolas com programa “Na Ponta do Lápis”
Dourados adere ao programa "Na Ponta do Lápis". Iniciativa do MEC promove educação financeira na educação básica Foto: Divulgação

Prefeitura fortalece educação financeira nas escolas com programa “Na Ponta do Lápis”

Dourados adere ao programa “Na Ponta do Lápis”

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao programa “Na Ponta do Lápis” na última semana. Trata-se de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que promove educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica. Nesse sentido, o programa atende estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Sobretudo, a adesão atende à determinação do prefeito Marçal Filho, que busca melhoria contínua no ensino oferecido. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica do MEC, o Programa visa fortalecer a implementação dos temas transversais da BNCC relacionados à macroárea Economia.

Educação financeira

Dessa forma, amplia o letramento financeiro e contribui para a formação cidadã dos estudantes, reforçando o compromisso com a educação financeira na rede municipal. Ademais, envolve parceiros como Ministério da Previdência Social, Banco Central, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, entre outros. A adesão foi realizada por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Além de orientar sobre o uso consciente do dinheiro e práticas financeiras responsáveis, o programa incentiva o entendimento crítico sobre temas como previdência, impostos, seguros e mecanismos que impactam diretamente o planejamento de vida dos jovens. “A adesão ao Programa Na Ponta do Lápis reforça o compromisso da Secretaria de Educação e do prefeito Marçal Filho em preparar nossos estudantes para a vida real”, ressalta Nilson Francisco.

É fundamental que os jovens compreendam desde cedo conceitos de economia

O secretário de Educação destaca a importância do programa. “É fundamental que nossos jovens compreendam desde cedo conceitos de economia, orçamento, previdência e responsabilidade fiscal”, explica. “A educação financeira é uma ferramenta de cidadania, que amplia oportunidades e contribui para que cada estudante possa construir um projeto de vida mais sólido, consciente e sustentável”, argumenta. “Dourados está alinhada com as melhores práticas do país e seguirá investindo em iniciativas que fortaleçam a formação integral dos alunos”, conclui Nilson Francisco.

Com essa iniciativa, Dourados integra um movimento nacional que reforça a autonomia dos estudantes. Além disso, contribui para a construção de um futuro financeiramente equilibrado, consciente e responsável. A inclusão da educação financeira no cotidiano escolar fortalece a formação dos alunos. Também amplia sua capacidade de planejamento, tomada de decisão e compreensão crítica.

Dessa forma, aborda temas que impactam diretamente a vida presente e os projetos futuros dos estudantes. Assim, promove habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e econômico. Portanto, essa ação é fundamental para preparar jovens para os desafios financeiros da vida adulta.

Fonte: Ascom SEMED