No momento, você está visualizando Em posse da nova diretoria da Famasul, Campo Grande reafirma seu compromisso com o agronegócio
Nova diretoria da Famasul tomou posse em Campo Grande (12). Evento reuniu parlamentares, sindicatos e autoridades Foto: PM CG

Em posse da nova diretoria da Famasul, Campo Grande reafirma seu compromisso com o agronegócio

Nova diretoria do Sistema Famasul tomou posse em Campo Grande

A nova diretoria do Sistema Famasul tomou posse (12), em Campo Grande. O produtor rural Marcelo Bertoni foi reconduzido à presidência da entidade, ao lado de Mauricio Saito (vice-presidente), Frederico Stella (diretor-tesoureiro) e Fábio Olegário Caminha (diretor-secretário).

O evento reuniu representantes da agricultura e pecuária, assim como parlamentares, sindicatos e autoridades locais. Entre elas estava a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, que destacou a importância da instituição para o desenvolvimento da capital e do Estado.

Fortalecimento do Agro

“A Famasul, primordialmente, tem papel fundamental no fortalecimento do agro. Do mesmo modo, contribui para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Certamente, tenho certeza de que, sob a liderança de Bertoni, seguirá contribuindo para o crescimento sustentável. Além disso, para a geração de oportunidades que transformam a vida das pessoas”, afirmou.

Em discurso, Bertoni ressaltou a missão da Famasul em dar representatividade ao setor produtivo, ou seja, de antemão, seu compromisso com o setor.

“O nosso compromisso, inegavelmente, permanece o mesmo. Isto é, representar com força, agir com responsabilidade e entregar resultados para o produtor rural. Mas também para toda a sociedade”, disse.

Ele também lembrou ações realizadas na última gestão. Em primeiro lugar, o Senar-MS emitiu 222 mil certificados em seus cursos. Além disso, 669 mil alunos participaram do Programa Agrinho. Por fim, a instituição atendeu 35 mil pessoas em programas de saúde.

“Esses são programas que eu sempre fiz questão de acompanhar de perto, desde quando atuava como diretor-tesoureiro da Famasul, por lembrar do meu pai e saber do impacto que esses projetos trazem na vida das pessoas”.

“A história da Famasul é o espelho de Mato Grosso do Sul, nascemos juntos no mesmo ano e mês, construímos uma relação sólida e respeitada”, completou.

A senadora Tereza Cristina ressaltou a atuação do presidente reeleito

“Sua dedicação ao nosso estado e aos produtores rurais fez com que conquistasse respeito nacional…hoje o nosso sistema é um dos mais organizados do país”, declarou.

O governador Eduardo Riedel destacou a relevância do setor produtivo para a economia estadual

“O estado cresceu, atraiu investimentos e consolidou um ambiente de negócios cada vez mais favorável. Nossa estratégia está alicerçada em segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade, todos ligados ao agro”, afirmou.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Campo Grande e a Famasul têm atuado em conjunto em diferentes frentes. Em 2024, a administração municipal divulgou os novos valores do Imposto Territorial Rural (ITR), após diálogo com o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho e com a Federação, o que resultou em redução de mais de 18% no item referente às terras de boa aptidão para lavoura.

Mais recentemente, em agosto deste ano, foi lançada a implantação de uma PDOA (Propriedade de Origem Animal) para organizar e fortalecer a cadeia da ovinocultura. A iniciativa envolve a Prefeitura, Governo do Estado, Sistema Famasul, Senar e Agraer, beneficiando 50 produtores da agricultura familiar.

Fonte: PM CG