Diagnóstico da diversidade e equidade nas PGEs divulgado durante evento sobre consciência negra
O diagnóstico sobre pluralidade, inclusão, respeito e acolhimento no ambiente de trabalho nas PGEs brasileiras que divulgado na próxima quarta-feira (29), durante o evento “Diversidade e consciência negra: o panorama das procuradorias dos estados e do Distrito Federal”, que acontece a partir das 14h no auditório o Centro de Estudos da PGE/SP.
Então, o levantamento promovido pelo Fórum Permanente de Equidade e Diversidade, vinculado ao Conpeg (Colégio Nacional de Procuradores-Gerais do Brasil).
Dessa forma, após aplicação de formulários de maneira concomitante em todas as unidades participantes, elaborado um relatório. Mas, o objetivo que esses dados sejam cruzados e permitam que as PGEs elaborem estratégias para promoção da igualdade de direitos e oportunidades, dentro de um ambiente plural e humanizado, que leve em conta questões como raça, gênero, orientação sexual e a inclusão de pessoas com deficiência.
Por isso, de acordo com a procuradora Mariana Andrade Vieira, que representa Mato Grosso do Sul no fórum, as informações colhidas de maneira anônima com envolvimento de toda a força de trabalho da PGE, incluindo os terceirizados, integrantes do Instituto Mirim e estagiários.
“Receberemos os dados do nosso estado já compilados. Com as informações em mãos, poderemos pensar, no âmbito interno, sobre medidas e estratégias para promover a diversidade e combater possíveis desigualdades em nossa instituição, em busca de um ambiente de trabalho mais respeitoso, inclusivo e acolhedor”, detalhou.
O Fórum Permanente de Equidade e Diversidade instituído no fim de 2022, e as reuniões quinzenais na modalidade on-line começaram a acontecer em março deste ano. Ao todo, 22 PGEs e a Procuradoria-Geral do Distrito Federal integram os debates.
O evento
O evento sobre diversidade e consciência negra, que ocorre na PGE/SP, contará com palestras, debates e divulgação de informações sobre a temática.
Sendo assim, o encontro, que acontece nas modalidades presencial e virtual, também discutirá caminhos para ampliar a participação negra nas procuradorias. A programação completa acessada aqui.
Os interessados em participar do evento na modalidade online podem entrar por este link.
Fonte: gov.ms