No momento, você está visualizando DIABETES: Bebidas açucaradas causam 10% de novos casos no mundo
Estudo alerta para consumo excessivo desse tipo de bebida. - Foto: Reprodução.

DIABETES: Bebidas açucaradas causam 10% de novos casos no mundo

A “ocidentalização” das dietas, com maior consumo de alimentos processados, açúcar e gorduras, também é apontada como fator crescente

Um estudo publicado na Nature Medicine revela que as bebidas açucaradas são responsáveis por um em cada dez casos de diabetes no mundo, destacando a urgência de medidas políticas para combater esse problema.

Nesse sentido, utilizando dados de 184 países, os pesquisadores calcularam que, em 2020, 2,2 milhões de casos de diabetes tipo 2 e 1,2 milhão de doenças cardiovasculares tem atribuição ao consumo de bebidas doces, representando 9,8% dos casos de diabetes e 3,1% dos casos de doenças cardíacas globalmente.

Diabetes: consumo de refrigerantes e energéticos preocupa

Assim, na Suíça, o consumo de refrigerantes e bebidas energéticas causou 10,5% dos casos de diabetes tipo 2, com a mesma proporção de doenças cardiovasculares observada globalmente;

Dessa forma, esses números são semelhantes aos de outros países europeus, como Alemanha e Suécia;

No entanto, as taxas são mais altas em regiões, como América Latina e África Subsaariana, com a Colômbia liderando, onde quase metade dos casos de diabetes são atribuídos a bebidas açucaradas.

diabetes-bebidas-acucaradas-causam-10-novos-casos-mundo
Especialistas pedem medidas que diminuam o impacto das bebidas açucaradas nos novos casos de diabetes. – Foto: Reprodução.
Os pesquisadores destacam o impacto de fatores, bem como interesses comerciais de fabricantes de bebidas e a escassez de água potável em países, como México e Colômbia, onde as bebidas doces muitas vezes substituem a água.

A “ocidentalização” das dietas, com maior consumo de alimentos processados, açúcar e gorduras, também é apontada como fator crescente, especialmente na África Subsaariana, onde a incidência de diabetes tipo 2 aumentou 8,8 pontos percentuais entre 1990 e 2020.

Assim, para combater esse problema, o estudo defende a implementação de políticas públicas, como impostos sobre bebidas doces, rotulagem obrigatória, restrições ao marketing e melhorias no abastecimento de água potável.

O que é Diabetes?

É uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

Sintomas

Os principais sintomas do diabete são: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.

Tipo: 1

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Tipo: 2

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.
Fonte: olhar digital