Você está visualizando atualmente Dia da Independência: 16 de setembro, esperança para o México
Dia da Independência, que ficou conhecido como "Grito de Dolores, foi o início da Guerra da Independência Mexicana de 11 anos

Dia da Independência: 16 de setembro, esperança para o México

Padre católico Miguel Hidalgo, em 1810, clamou pela independência horas depois da meia-noite, fazendo um discurso fascinante na cidade de Dolores

Dia 16 de setembro pode ser apenas mais um dia nos Estados Unidos, mas do outro lado da fronteira, significa o aniversário da declaração de independência do México da Espanha.

O dia comemora quando o padre católico Miguel Hidalgo, em 1810, clamou pela independência horas depois da meia-noite. Faz, igualmente, um discurso fascinante na cidade de Dolores. Tocou os sinos da igreja da cidade.

O momento, que ficou conhecido como “Grito de Dolores, foi o início da Guerra da Independência Mexicana de 11 anos. Resultou na libertação do México da Espanha após estar sob domínio colonial por mais de 300 anos.

Embora aqueles que não estão familiarizados com o feriado possam ver comparações com a Declaração de Independência dos EUA, eles compartilham as ideias de romper com o domínio europeu, mas isso é o mais próximo que eles podem chegar.

Dia da Independência, conquistada não foi a verdadeira liberdade

“Tecnicamente, eles ganharam a liberdade. Mas a forma como a liberdade foi conquistada não foi a verdadeira liberdade ”, disse Alexandro Gradilla, professor associado de estudos chicanos e chicanos na California State University, Fullerton.

“É uma mistura de quatro de julho, dia de junho e, infelizmente, diria o dia da mentira, porque as pessoas não tiveram a liberdade que pensavam que iriam ter.”

Para Gradilla e outros historiadores, estar sob o domínio espanhol era muito diferente dos americanos sob o domínio britânico. Os espanhóis tinham maior poder sobre os povos indígenas do México, que muitas vezes eram vistos como cidadãos de segunda classe.

Momento tão icônico no novo país

Isso é o que fez do Grito de Dolores um momento tão icônico no novo país; deu esperança às pessoas de que seriam livres. A guerra que se seguiu resultaria em cerca de 15.000 mortes mexicanas, de acordo com a New World Encyclopedia. Muito mais do que os estimados 6.800 americanos mortos em ação durante a Guerra Revolucionária.

Os foliões agitam bandeiras mexicanas. Fogos de artifício explodem, portanto, depois que o presidente Andres Manuel Lopez Obrador deu o grito anual de independência da varanda do Palácio Nacional. Inicia-se, dessa maneira, às celebrações do Dia da Independência, na Cidade do México, domingo, 15 de setembro de 2019.

Ft: ustoday