No momento, você está visualizando DIA MUNDIAL DO FEIJÃO: Nutricionista explica os principais benefícios de manter este alimento no prato
Para comemorar o Dia Nacional do Feijão nesta terça-feira (10), nutricionista destaca os benefícios de manter o alimento no prato. Foto: Freepik

DIA MUNDIAL DO FEIJÃO: Nutricionista explica os principais benefícios de manter este alimento no prato

 

No Dia Mundial do Feijão, nutricionista explica os benefícios do grão para a saúde; confira

Celebrado em 10 de fevereiro, o Dia Mundial do Feijão foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para reconhecer a importância das leguminosas na alimentação global, especialmente por seu papel na segurança alimentar, na qualidade nutricional das dietas e na sustentabilidade dos sistemas de produção de alimentos. Ao longo do texto, para entrar no clima do Dia Mundial do Feijão, confira alguns benefícios do alimento, segundo nutricionista.

Em um contexto de mudanças nos hábitos alimentares, marcado por maior atenção à nutrição, ao custo-benefício e à segurança dos alimentos, o feijão se mantém como um dos ingredientes mais completos e democráticos da alimentação brasileira. Base do prato cotidiano de milhões de famílias, o grão combina valor nutricional elevado, versatilidade culinária e acessibilidade, adaptando-se, contudo, tanto a preparações tradicionais quanto a receitas contemporâneas.

Sobretudo, atenta a esse cenário e ao protagonismo do feijão na promoção de uma alimentação equilibrada, a Josapar, detentora das marcas Meu Biju e Tio João — que recentemente ampliou seu portfólio com o lançamento do Feijão Preto Tio João — consultou a nutricionista Dra. Aline Maldonado para explicar os principais benefícios de manter a leguminosa presente no dia a dia.

“O feijão é um alimento extremamente completo do ponto de vista nutricional. Ele é fonte de proteínas vegetais, fibras, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo”, explica a especialista. Segundo ela, o consumo regular contribui para a saúde intestinal, auxilia no controle da glicemia e promove maior sensação de saciedade, o que pode favorecer o equilíbrio da alimentação ao longo do dia.

A nutricionista também destaca o papel do feijão na composição de refeições mais balanceadas

“Quando combinado com cereais, como o arroz, o feijão oferece um perfil de aminoácidos mais completo, o que é especialmente importante para pessoas que reduzem o consumo de proteínas de origem animal”, afirma.

Sobre a quantidade diária recomendada, de acordo com Dra. Aline, o consumo pode variar conforme idade, rotina e necessidades nutricionais individuais, mas, de forma geral, uma porção diária — em torno de meia a uma concha — já é suficiente para garantir seus benefícios. “O ideal é que o feijão esteja presente de forma regular nas refeições, respeitando o contexto alimentar e cultural de cada pessoa”, orienta.

Além do valor nutricional, a versatilidade do feijão permite diferentes formas de preparo, indo muito além do prato tradicional. “Ele pode ser usado em saladas, sopas, caldos, pastas, hambúrgueres vegetais e até em receitas mais criativas, o que facilita sua inclusão na rotina alimentar”, completa a nutricionista.

Para celebrar o Dia Mundial do Feijão e inspirar novas formas de consumo, confira duas receitas especiais com feijão, que unem sabor, praticidade e nutrição:

Almôndegas de feijão

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de Feijão Vermelho Meu Biju

– Tempero verde a gosto

– 5 colheres (sopa) de amido de milho

– Óleo para fritar

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o Feijão Vermelho Meu Biju em uma panela de pressão. Depois, divida essa quantidade em duas porções. Processe uma delas, misturando com os demais ingredientes. Acrescente a outra parte do feijão, faça bolinhas e frite em óleo quente. Retire o excesso de gordura com papel-toalha. Sirva.

Homus de feijão preto e azeitonas

 

Ingredientes

– 4 dentes de alho amassados

– 10 azeitonas pretas (ou chilenas) sem caroço picadas

300 g de Feijão Preto Meu Biju cozido, sem caldo

– 2 colheres (sopa) de tahine

– 4 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva

– Sal a gosto

Modo de preparo

Em um processador (ou liquidificador), despeje todos os ingredientes e bata até formar uma pasta, por aproximadamente 30 segundos. Depois, coloque em uma tigela e regue com o Azeite Nova Oliva. Sirva.

Dica: se precisar, acrescente um pouco do caldo do feijão ou o suco de um limão para facilitar na hora de bater.

Fonte: acorda cidade