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Destes, 72% pretendem gastar entre R$ 50,00 e R$ 200,00 usando o cartão de crédito como método de pagamento, enquanto o restante prefere utilizar o Pix

Dia das Mães 2024 promete movimentar a economia

Oito de cada 10 entrevistados planejam presentear alguém no feriado deste ano de 2024

O Dia das Mães é um dos feriados mais lucrativos para a economia no calendário brasileiro. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box, oito de cada 10 entrevistados planejam presentear alguém no feriado deste ano de 2024. Destes, 72% pretendem gastar entre R$ 50,00 e R$ 200,00 usando o cartão de crédito como método de pagamento. Enquanto o restante prefere utilizar o Pix.

Com essas intenções em mente, o comércio se prepara para as vendas, e alguns órgãos municipais e estaduais já preveem a movimentação na economia local. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e pelo Sebrae MS, o Dia das Mães deve movimentar R$ 478,82 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul, por exemplo.

Já em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, espera-se que a data irá injetar aproximadamente R$ 2,19 bilhões na economia belorizontina. Segundo dados pesquisados pela Câmara de Dirigentes Lojistas da capital mineira (CDL/BH). Se atingido, este valor será o maior desde 2015 e representará um aumento de 2,8%, se comparado ao feriado de 2023.

As formas de presentear no Dia das Mães são variadas. Tradicionalmente, os presentes e as atividades em família como refeições, passeios e viagens são os favoritos dos brasileiros. Ainda segundo análise do Instituto Opinion Box, as categorias de moda e acessórios, beleza e cosméticos e casa e decoração são as mais procuradas para as compras nas datas próximas ao feriado.

Ainda que as compras em lojas físicas não tenham acabado de vez, o e-commerce vem crescendo exponencialmente desde o seu auge durante a pandemia do Covid-19, quando as compras presenciais não eram possíveis, devido às regras de isolamento social. De acordo com pesquisa realizada pela empresa Rakuten Advertising no Brasil, no ano passado, as vendas online cresceram 15%, em relação a 2022.

Fonte: bmcnews