Você está visualizando atualmente Despedida de Jovenel Moise

Despedida de Jovenel Moise

Durante a missa foram ouvidos tiros e as pessoas que compareceram ao funeral presidente haitiano Jovenel tiveram que sair, em meio ao gás lacrimogêneo, disparado pela polícia

O funeral do presidente haitiano Jovenel Moise aconteceu (23/7) na cidade de Cap Haitien, com a presença da viúva do presidente, Martine Moise. Apesar das fortes medidas de segurança, ouviu-se durante a cerimônia e os participantes tiveram que evacuar sob uma nuvem de gás lacrimogêneo. Enquanto as investigações sobre o assassinato continuam com as declarações dos supostos envolvidos no ataque ao presidente.

Um grande destacamento policial cobriu as ruas da cidade de Cap Haitien, no departamento do Norte do Haiti. A cidade foi palco de episódios violentos. A tensão, portanto, concentrou-se nas proximidades do local onde decorria a cerimónia de despedida de Moise, de 53 anos.

Momentos antes do início do evento, a multidão começou a insultar o chefe da Polícia Nacional, Léon Charles. Gritando “assassino”. Enquanto isso, a Polícia usava gás lacrimogêneo para dispersar as barricadas de pneus em chamas, localizadas nos arredores, segundo o jornal local. Gazette Haiti.

Onde acontecia o funeral, ouvia-se tiros. Os participantes, no entanto, tiveram que sair entre uma nuvem de gases liberada pela polícia. “A delegação presidencial está segura e completa após o suposto tiroteio durante o funeral. Todos estão de volta aos Estados Unidos”, disse, em seguida, Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.

Viúva de Jovenel Moise

O caixão de Moise vislumbrava em uma esplanada decorada com flores. Estava sob custódia de soldados das Forças Armadas do Haiti. A viúva do presidente, Martine Moise estava presente em Cap Haitien, com o braço na tipóia. Ela recebeu tratamento em um hospital na Flórida, no sul dos Estados Unidos.

A viúva chegou acompanhada de seus filhos e um importante dispositivo de segurança. Diante do caixão, ele tirou a máscara e beijou a bandeira que cobria o sarcófago. “Você foi abandonado e traído.”, disse Martine na cerimônia civil em homenagem a Moise realizada em Cap Haitien.

Ft:pagina12