Desfile cívico-militar de Dourados marca as comemorações da Independência do Brasil
Um público estimado em 30 mil pessoas, entre participantes diretos e expectadores, tomou canteiros, calçadas e as duas pistas de 15 quadras da Avenida Marcelino Pires para acompanhar o desfile cívico-militar de Dourados, em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. Foi a maior parada cívica para celebrar a data no município, com a participação de 134 instituições com mais de 8 mil participantes, representando escolas, associações de classe e forças da segurança pública.
As celebrações tiveram início às 7h30 com hasteamento dos pavilhões (bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Dourados) na Praça Antônio João, pelo prefeito Marçal Filho, o comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Abelardo Prisco de Souza Neto e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Liandra Brambilla. Em seguida, o prefeito e o comandante da 4ª Brigada passaram em revista a tropa e saudaram os milhares de populares concentrados ao longo da avenida.
Às 8 horas, o prefeito Marçal Filho declarou aberto o desfile da independência 2025. Do palanque oficial, autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário acompanharam a parada cívica. Com um esquema de segurança rigoroso, o acesso ao palanque de autoridades foi restrito à lista de convidados e todos receberam uma pulseira para controle de público. “Nossa preocupação foi com a integridade física das pessoas, já que em anos anteriores o palanque recebeu mais convidados que sua capacidade”, explicou o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, coordenador do Desfile de 7 de Setembro.
Todas as unidades de ensino da prefeitura participaram do desfile
Abriram o desfile os Centros de Educação Infantil (Ceims), seguidos das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Pela primeira vez na história de Dourados, todas as unidades de ensino da prefeitura participaram do desfile. Em suma, isto corresponde a um total de 85 instituições municipais de ensino.
Na segunda parte do desfile foi a vez de associações e entidades da sociedade civil se apresentarem às autoridades e ao público. O desfile foi encerrado pelas Forças de Segurança, incluindo o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal. “A credibilidade da gestão Marçal Filho e o cuidado que o prefeito está tendo com a cidade levaram as entidades a procurarem espontaneamente a Secretaria Municipal de Educação para participarem do desfile de 7 de Setembro”, comentou Nilson Francisco da Silva. “Foi um grade sucesso e todos estão de parabéns pela demonstração de civismo, respeito e amor à Pátria”, completou o secretário de Educação.
Na Avenida Marcelino Pires, desfilaram os seguintes grupos: Karatê Bom Aluno, Bom Atleta, bem como o Rotaract Club de Dourados Guaicurus. Juntamente com a Fênix Team Muay Thai. Além disso, o Grupo Camará Capoeira Dourados. Em seguida, os Escoteiros do Brasil-Distrito Sul. E também o Clube Nipo-Brasileiro. Do mesmo modo, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG), o Clube Indaiá e a Igreja Metodista Central. Por fim, a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), a Ordem Demolay, as Filhas de Jó Internacional, o Clube Desbravadores, o Clube Aventureiros e Adventista do Sétimo Dia.
Público estimado em 30 mil pessoas lotou a Avenida Marcelino Pires
Ademais, o Centro de Integração do Adolescente “Dom Alberto” desfilou. A Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Cultura também fizeram parte do desfile. A Escola Pública de Trânsito também participou, juntamente com a Fundação de Esportes de Dourados (Funed) e a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. Bem como o CEI Esther Gomes e o Instituto Máximos, o Instituto Ginasloucos e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A Guarda Mirim de Dourados e a Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros desfilaram. Igualmente, as Mensageiras do Rei e os Embaixadores do Rei. E a Rede Cristã de Artes. Analogamente, a Associação Olímpica de Karatê de Contato de Dourados e o Taekwondo Jair Amaro. Por fim, o Moto Clube Esquadrão Quadrangular, a Associação Aircooleds e Carros Antigos de MS e o Motoclube Insanos.
Ainda passaram pela avenida representantes do Comitê de Defesa Popular, com o tradicional “Grito dos Excluídos”. A Comissão Oficial Organizadora envolveu o comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Secretaria de Educação, o Gabinete do Prefeito, além das Secretarias de Governo e Gestão Estratégica, Administração, Desenvolvimento Econômico e todos os demais órgãos da Administração Direta do Município.
Fonte: PM Dourados