No momento, você está visualizando QUAEST: 88% dos deputados federais apoiam isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
A maioria dos deputados federais, estão de acordo com a isenção do IR para quem recebe até 5 mil reais mensais. Foto: Divulgação

QUAEST: 88% dos deputados federais apoiam isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

Segundo pesquisa feita pela Quaest nesta quarta-feira (2), com membros da Câmara, o projeto de isenção do IR para quem ganha até 5 mil, tem apoio de 88% dos deputados

O projeto de isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até 5 mil reais mensais tem o apoio de 88% dos deputados federais. O dado consta na nova pesquisa da Quaest realizada com membros da Câmara, divulgada nesta quarta-feira (2). 

Segundo o levantamento, a mudança na alíquota do IR para as faixas menores de renda é, neste momento, o projeto mais apoiado pelos deputados. Contudo, só 5% indicam ser contrários aos termos principais da proposta. Outros 7% não quiseram ou não souberam se posicionar sobre a medida.

O tema está sob relatoria de Arthur Lira (PP-AL) e é uma das principais bandeiras do governo Lula (PT) no Congresso Nacional. Apesar do vasto apoio ao objetivo principal da proposta, a medida não tem data definida para tramitar, já que há impasse sobre os mecanismos de compensação escolhidos pelo governo. Todavia, a ideia, neste ponto, é que o governo aumente o imposto para quem ganha mais de 50 mil reais por mês, algo que ainda não convenceu os parlamentares.

Petróleo na Amazônia

Outro tema com grande apoio dos deputados neste momento é a exploração de petróleo na Amazônia. Ao todo, 83% dos entrevistados apoiam o projeto, que ainda não recebem todas as autorizações ambientais para sair do papel.

O tema é considerado polêmico e coloca em lados opostos membros da equipe de governo. Só 10% dos deputados estariam ao lado de quem não apoia a exploração da Margem Equatorial. Outros 7% não souberam ou não quiseram responder.

Aumento de penas para roubos

Ainda segundo a Quaest, outra medida com apoio da grande maioria dos membros da Câmara é o aumento das penas para roubos. O tema aparece em um projeto recente encaminhado pelo governo Lula (PT) ao Congresso Nacional. Contudo, a proposta tem 76% dos deputados favoráveis; 16% são contrários; e 8% não se posicionaram.

O pacote de Segurança Pública encaminhado pelo governo, no entanto, não encontra o mesmo respaldo na Casa. Segundo a Quaest, os deputados estão divididos (42% para cada lado) sobre o projeto. Por outro lado,16% não souberam responder.

Anistia e fim da 6×1

Na lista montada pela Quaest, também chama a atenção o baixo apoio ao projeto alternativo de anistia aos golpistas do 8 de Janeiro – obsessão da direita – e ao projeto do fim da escala 6×1 – principal pauta da esquerda no Parlamento. Contudo, apenas 54% apoiam a primeira medida e 24% são contrários. No caso da jornada, o apoio é ainda menor: 22% são favoráveis ao texto e 70% são contrários.

Por fim, a Quaest ouviu 203 deputados – o que representa 40% do total de parlamentares. Contudo, eles foram divididos de maneira proporcional, considerando a composição da Câmara por região do país, por partidos e por ideologia política. Sobretudo, as entrevistas foram realizadas entre 7 de maio e 30 de junho, e a margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.

Fonte: carta capital