A ação da deputada possibilita a correção de erro material
Para garantir o recurso de R$ 8 milhões do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS) de 2023, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou emenda modificativa ao projeto de Lei nº 244/2022.
A ação da deputada possibilita a correção de erro material. “Com essa emenda, o compromisso do governador Reinaldo Azambuja de destinar R$ 8 milhões ao FIC permanece inalterado”, disse ela. Então, o FIC estimula desde 2002 a criação, a produção e difusão das manifestações artístico-culturais em todos os municípios sul-mato-grossenses.
Instituído pela Lei 2.366/2001 e reorganizado pela Lei 2.645/2003, o recurso tem como princípio, o apoio financeiro a projetos culturais da comunidade, fomentando o mercado artístico e diminuindo a distância do público com as mais diversas manifestações, tradições e valores da cultura.
Os contemplados pelo FIC, projetos nas áreas de Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo, Ópera); Artes Visuais (Plásticas, Gráficas, Fotografia, Mídias Digitais, Assemblage, Grafite, Video Arte); Design E Moda; Audiovisual; Artesanato; Livro, Leitura, Escrita, Literatura; Música; Patrimônio Cultural; Museus, Arquivos E Bibliotecas; Folclore, Cultura Popular; Capoeira; Gastronomia e Projetos de qualquer área cultural para aquisição de bem permanente e locação de espaço.
Sendo assim, os selecionados participam de programas e ações executadas no investimentos Culturais de MS pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no decorrer do ano estimulando a valorização e difusão das manifestações artístico-culturais do Estado. Mas, o FIC-MS 2023 deve ser lançado no primeiro semestre do ano que vem.
Biografia da deputada
Mara Caseiro, do PSDB, foi a candidata mais votada para o cargo de Deputado Estadual, com 49.512 votos. Então, ela ocupava o cargo de representante e defensora do governo de Reinaldo Azambuja na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) desde novembro de 2020, após o falecimento do deputado Onevan de Matos em decorrência da Covid-19.
Por isso, a única mulher da Alems, Mara trabalhou como cirurgiã dentista nas cidades de Itaquiraí e Eldorado, onde foi chefe da equipe do Centro de Saúde.