No momento, você está visualizando ALEMS: MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil
Depressão infantil é pauta na ALEMS. Proposta versa sobre fixação de cartazes informativos em locais de grande circulação Foto: ALEMS

ALEMS: MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil

Depressão infantil é pauta na ALEMS

O Projeto de Lei 272/2025 da ALEMS determina que Cartazes com informações sobre depressão infantil e como procurar ajuda poderão ser afixados em locais públicos e privados de grande circulação de pessoas. O projeto foi protocolado (27) pelo deputado Jamilson Name (PSDB) na Casa de Leis.

Conforme a proposta, os responsáveis deverão afixar cartazes informativos sobre a depressão infantil. Além disso, os cartazes indicarão os locais de atendimento especializado pelos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS Infantil). Os cartazes conterão informações básicas sobre os principais sinais e sintomas da depressão infantil e na adolescência. Dessa forma, incluirão orientações sobre a importância de buscar atendimento profissional especializado. Ademais, terão a relação atualizada dos CAPS Infantis existentes no Estado, com seus respectivos endereços, telefones e horários de funcionamento.

Objetivo é contribuir com a conscientização sobre a depressão infantil e na adolescência

De acordo com o parlamentar, a finalidade do projeto é contribuir com a “conscientização sobre a depressão infantil e na adolescência, por meio da fixação de cartazes informativos em locais estratégicos, contendo orientações sobre os sintomas do transtorno e os locais de atendimento especializado”.

“A depressão infantil é um tema de crescente relevância na área da saúde pública. Apesar disso, ainda é pouco discutida, e seus sintomas são frequentemente confundidos com comportamentos típicos da infância, retardando o diagnóstico e o tratamento”, afirma o deputado Jamilson Name na justificativa do projeto.

Após apresentado em sessão plenária o projeto permanece em período de pauta para eventual recebimento de emendas. Depois, haverá análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, continua tramitando com votações nas comissões de mérito e no plenário.

Serviço

Público e imprensa acompanham as sessões plenárias, reuniões da CCJR e sessões solenes da ALEMS. A Casa de Leis possui canais oficiais de comunicação, principalmente a TV ALEMS e a Rádio ALEMS. A TV ALEMS transmite no canal 7.2 no sinal aberto. Ademais, a transmissão também ocorre no canal 9 da Claro NET TV. Do mesmo modo, a Rádio ALEMS transmite na FM 105.5 ou em seu link. Por último, a Casa de Leis transmite as sessões pelo Facebook e YouTube.

Fonte: ALEMS