Discussão sobre a liberdade de expressão, e a ideologia nas escolas foi acalorada
Deputados da ALEMS discutiram intensamente sobre a presença do debate político sobre ideologia nas escolas durante a sessão (7). O deputado Rafael Tavares (PRTB) levou o tema à tribuna ao denunciar uma suposta doutrinação ideológica por parte de uma professora na Escola Estadual Joaquim Murtinho. Por outro lado, o deputado do PT, Pedro Kemp, expressou preocupação com qualquer tentativa de censura à liberdade de expressão dos professores.
Rafael Tavares fez uma denúncia enfática, destacando que a professora estaria usando a sala de aula para expressar sua opinião política, afirmando que Lula é de centro-esquerda moderado e Bolsonaro é de extrema-direita fascista. Segundo o deputado, essa é uma opinião pessoal da professora e que não deve confundida com um conteúdo curricular. Ele enfatizou que a liberdade de ensinar não deve estar usando como ferramenta para a doutrinação política.
Já Kemp defendeu a liberdade de expressão dos professores, especialmente quando questionados pelos alunos, e enfatizou que é importante permitir o debate político nas escolas. Ele mostrou preocupação com denúncias infundadas que possam prejudicar os profissionais da educação, ressaltando que é fundamental ouvir os professores antes de fazer acusações. Segundo o deputado, os alunos devem ter a oportunidade de conhecer diversas opiniões para que possam formar suas próprias ideias e opiniões.
Outro parlamentar a se posicionar foi Zé Teixeira (PSDB), que pontuou a valorização dos professores e ressaltou a importância destes em seguirem uma grade curricular preestabelecida. Ele destacou que a educação é responsabilidade principal da família, cabendo ao docente o ensino do conhecimento geral e complemento educacional. O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Professor Rinaldo Modesto (Podemos), acrescentou que é fundamental evitar o extremismo em todas as áreas da vida, incluindo a educação.
Contudo o debate sobre a presença de possível doutrinação política ideológica nas escolas e o papel dos professores continuará. Visto que é um assunto que divide opiniões e tem reflexos importantes no sistema educacional do Estado. A discussão sobre a liberdade de expressão, doutrinação ideológica e a formação dos estudantes certamente permanecerá no centro das atenções da ALEMS.