Você está visualizando atualmente CURSO ONLINE: Google disponibiliza bolsas para o estudo em tecnologia
O investimento no estudo em tecnologia pode ser a chave para uma carreira segura e bem consolidada. Mesmo em meio a um cenário de incertezas

CURSO ONLINE: Google disponibiliza bolsas para o estudo em tecnologia

Capacitação em tecnologia para cerca de 500 mil trabalhadores

O investimento no estudo em tecnologia pode ser pois a chave para uma carreira segura e bem consolidada. Mesmo em meio a um cenário de incertezas, faltam profissionais qualificados para essa área. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) o setor gerou 122 mil postos de trabalho. Isso, somente em 2021.

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), será necessária a capacitação de estudo em tecnologia para cerca de 500 mil trabalhadores. Só assim a demanda crescente de vagas até 2025 será atendida.

Iniciativa

Já em virtude disso, o Google anunciou uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O objetivo é qualificar profissionais nos próximos quatro anos. Desse modo, já é possível se inscrever para 30 mil bolsas de estudos iniciais. Especialmente em quatro áreas de formação: UX Design e Gerenciamento de Projetos, Suporte em TI e Análise de Dados.

Mas para participar do programa, é necessário ter no mínimo 16 anos. E estar cursando ou ter concluído os níveis médio, técnico ou superior. Apesar de não se exigir experiência, nem conhecimento prévio das áreas, está previsto um processo seletivo para avaliação pois de raciocínio lógico. Assim como a habilidade com a Matemática, bastante requisitada no setor de TI.

Sobre os cursos de estudo em tecnologia

Aliás, os cursos são online. Ainda mais têm 200 horas de duração. E certificação profissional Google. Os selecionados devem iniciar as aulas em agosto. E além disso, finalizá-las no período máximo de seis meses.

De acordo pois com Luiz Gustavo Coppola, superintendente do CIEE One, o propósito é não só capacitar os participantes. Mas inseri-los efetivamente no mercado de trabalho. “As áreas de formação estão ligadas às profissões de início de carreira em Tecnologia. Mas certamente possibilita empregabilidade. Bem como, autonomia, renda e estabilidade”.

Diferencial

Segundo Coppola, haverá ainda um monitoramento dos alunos durante toda a jornada de aprendizado. Assim sendo, no intuito de garantir a permanência deles no curso. “No final do ano, esses 30 mil participantes farão parte de um banco de dados. E dessa forma, serão encaminhados tanto para vagas de estágio. Quanto para trabalhos vinculados à CLT. Ou ainda mais, como autônomos. E bem como, prestadores de serviços”.

Remuneração e flexibilidade

Pois aqueles que estão atuando no segmento são valorizados. Atendendo, dessa forma, a uma lógica de mercado. Marcado pela falta de profissionais qualificados. Que reflete, contudo, em boas remunerações.

Mas o salário inicial costuma ser de 2 mil reais para estágios. Para os profissionais que já possuem estudo em tecnologia. Já para profissionais plenos, variam entre 3 a 6 mil reais por mês.

“Além disso, trata-se de uma carreira estável. E que ainda mais têm permitido, inclusive, a flexibilidade do home office”, destaca Coppola.

Enfim, as inscrições devem ser feitas pelo site https://portal.ciee.org.br/para-voce/google-ciee/