O conceito máximo na nota do MEC na UFMS é o reconhecimento que reflete a qualidade que a Instituição oferece aos alunos e a sociedade
O Ministério da Educação (MEC) avaliou o curso de Administração do Campus de Naviraí (CPNV) da UFMS e obteve a nota máxima, 5. O MEC realizou a avaliação de reconhecimento do curso entre os dias 18 e 20 de abril. Foram avaliados, o quesito da graduação, infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e os resultados obtidos com a sociedade.
“O conceito máximo nessa avaliação é o reconhecimento que reflete a qualidade que a Instituição oferece aos alunos e a sociedade. Do mesmo modo, essa avaliação ressalta a excelência e a qualidade das atividades realizadas pelos professores, servidores e acadêmicos do curso de Administração”, destaca o diretor do CPNV, Marco Antônio Costa da Silva.
Além disso, ainda segundo ele, desde 2017 o curso vem comprovando o comprometimento com o ensino de excelência. “A graduação já foi contemplada com cinco estrelas no guia da Instituição, que é uma avaliação externa realizada pelo jornal O Estado de São Paulo.
Essa avaliação colocou o curso como o único da região Centro-Oeste entre os 17 cursos com nota cinco do Brasil, de um total de 2.850 cursos de Administração que alcançaram cinco estrelas ”, explica.
Desse modo, para o coordenador do curso de Administração do Câmpus de Naviraí, Victor Fraile Sordi, o reconhecimento é fundamental para coroar o trabalho que vem sendo realizado. “O curso atua fortemente no ensino, pesquisa e extensão, e isso ficou claro na avaliação do MEC”.
Avaliação do MEC para a UFMS
Em síntese, a nota é uma forma de avaliar as instituições de Ensino Superior e os cursos que elas oferecem para atestar se possuem qualidade e excelência. O MEC aplica a avaliação em todos os cursos, sejam eles presenciais ou EaD (Ensino a Distância).
Por fim, para atribuir a nota, o Ministério realiza uma análise da instituição e dos serviços prestados . O Ministério da Educação atribui notas de 1 a 5 às Faculdades e Universidades de todo país.
Dessa forma, o MEC usa o resultado do Exame para compor índices que medem a qualidade de cursos e as Instituições de Ensino Superior.
Fonte: UFMS