Curso de atualização de regras do Futsal aprofunda conhecimentos sobre o esporte
A cidade de Naviraí recebeu o curso de atualização de regras do futsal, promovido pela UCAPES (Unidade de Capacitação Esportiva), da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
A capacitação, que ocorreu entre 4 e 6 de abril, teve como foco a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos sobre fundamentos técnicos, regras de jogo, bem como sinalização de arbitragem, interpretação das normas, termos específicos da modalidade e por fim, orientações práticas para o trabalho da equipe de arbitragem durante as partidas.
Responsável por ministrar o curso, o professor Márcio Aparecido Alves, especialista em futsal e docente de Educação Física, destacou os avanços obtidos ao longo da formação. “Acredito que alcançamos nosso objetivo de capacitar e atualizar os árbitros, conforme proposto pela gestão. Assim, trabalhamos as regras, interpretações e recomendações do livro de 2025, utilizando uma linguagem acessível. A turma foi bastante participativa, com destaque para os acadêmicos iniciantes de Educação Física, já demonstrando grande interesse em aprender mais”, pontuou.
Qualificação dos árbitros é fundamental
A professora Amanda Gabriele Milani, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), enfatizou a relevância da iniciativa para a região. “Fiquei muito satisfeita com essa preocupação em trazer o curso para Naviraí. Em outras palavras, a qualificação dos árbitros é fundamental para valorizar ainda mais o futsal, que é uma paixão nacional. Logo, o caráter teórico-prático foi essencial para compreendermos a aplicação real das regras. Nesse sentido, muitas vezes, ao ler o livro de regras, não conseguimos visualizar como aquilo se traduz em quadra”, observou. Ela também ressaltou a importância da metodologia adotada. “Quando o professor conduz o curso com pausas e simulações de situações inesperadas, conseguimos discutir e entender como as regras realmente se aplicam. Foi um curso denso, exigente, mas extremamente gratificante. Investir em formação continuada é sobretudo investir na qualidade profissional.”
Já o professor de Educação Física e árbitro de futsal Claudemir Simões, de Naviraí, elogiou a abordagem prática da capacitação. “Parabenizo toda a equipe pelo curso. Ele foi além da teoria, mostrando como transformar as regras do futsal em linguagem corporal e de expressão, acessível aos jogadores. Um curso que realmente ensina os árbitros a falarem a língua do jogo. Foi muito proveitoso e bem conduzido.”
A formação contou com carga horária de 20 horas e emissão de certificado aos participantes.
Fonte: Fundesporte MS