O YouTube promete novas formas dos criadores ganharem dinheiro com links de compra, anúncios dinâmicos e marcação por IA
O evento Made On YouTube, que celebra os “próximos 20 anos” da plataforma, trouxe novidades que podem transformar como criadores ganham dinheiro com seus vídeos.
Sobretudo, o YouTube vai permitir que criadores insiram links diretos para produtos em vídeos e Shorts. Desse modo, ajudando espectadores a encontrar facilmente itens recomendados.
Outra novidade é a troca dinâmica de anúncios em vídeos longos. Sendo assim, permitindo que os criadores substituam um patrocínio antigo por uma nova marca no futuro. Os testes, contudo, começam em 2025, com lançamento previsto para 2026.
Inteligência artificial a serviço dos criadores
- Um sistema de marcação por IA será capaz de identificar e marcar automaticamente produtos mencionados em vídeos usando imagem, áudio e informações do criador.
- O recurso será lançado para criadores qualificados nos EUA no próximo ano.
- O YouTube também está testando a possibilidade de oferecer a “super fãs” produtos exclusivos de seus criadores favoritos. Ainda não há data para lançamento global.
Criadores do YouTube Shorts com novas ferramentas de IA
Sobretudo, outra novidade revelada no evento foi a chegada de uma variedade de novas ferramentas turbinadas por IA generativa que vão dar mais possibilidades para personalizar conteúdos no YouTube Shorts.
Contudo, o plano da plataforma é tornar a produção de vídeos mais rápida, criativa e acessível. Leia mais sobre os novos recursos de IA que chegarão ao YouTube Shorts aqui.
Sobre o YouTube
Por fim, veja quando o YouTube foi lançado.
Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, três ex-funcionários do PayPal, criaram o YouTube em fevereiro de 2005. Todavia, eles lançaram o site como uma plataforma para compartilhar vídeos online de forma simples, e enviaram o primeiro vídeo, chamado “Me at the zoo”, em 23 de abril de 2005.
Fonte: olhar digital