Você está visualizando atualmente Corumbá acata ao MS Alfabetiza com ações para 2022
O MS Alfabetiza objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 2022

Corumbá acata ao MS Alfabetiza com ações para 2022

O MS Alfabetiza objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 2022

O somatório de forças entre Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Corumbá irá potencializar o processo de alfabetização de estudantes nas escolas da Rede Municipal através do MS Alfabetiza em 2022.

Com a adesão do município pantaneiro ao Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, os alunos poderão adquirir o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

O secretário de Educação de Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu ressaltou que o programa do Governo de MS contempla outro que já havia sido previsto pelo Município em 2020, porém ficou adiado devido à pandemia.

“O Corumbá Alfabetiza na Idade Certa seria iniciado em 2020. Agora, portanto, o desejo do Estado se uniu ao nosso e aderimos ao MS Alfabetiza. Vamos investir mais, com vagas para professores que vão entrar na rede como alfabetizadores. Sem investimento não há qualidade na Educação”, afirmou o gestor que detalhou mais investimentos na Rede.

“Estão chegando mil carteiras novas, 600 computadores, 05 carros 0 km, ônibus para reforçar nosso trabalho. As Cemeis vão ganhar parquinhos novos. Do mesmo modo, também renovaremos os jogos de mesa nas escolas, além do investimento em infraestrutura (reformas) que vem para melhorar a qualidade de ensino”, pontuou.

Cerimônia de lançamento

Presente na solenidade de lançamento do MS Alfabetiza para o ano letivo de 2022, realizada na tarde 10 de fevereiro, a assessora política da Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Gláucia Iunes, portanto, ressaltou o importante papel da alfabetização no processo de ensino.

“Nosso Governo do Estado é municipalista, se preocupa com cada município. Quando pensou em o que deixar como legado, nada melhor do que a Educação, a semente onde tudo começa. A gente sabe que uma criança bem alfabetizada não passa por dificuldades ao passar todos os estágios de ensino”, segundo Glaucia.

Em sua fala, o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, frisou o bom relacionamento com o Governo do Estado, assim como, as conquistas trazidas a partir dela em várias áreas.

Dessa forma, o chefe do Executivo anunciou várias ações de valorização à Educação. Entre elas, transformar vários programas da atual gestão em políticas de governo para garantir a permanência e, consequente, benefício à comunidade escolar.

Assim, Iunes falou das demais parcerias como a formada com o Senac para  ensino técnico, bem como, articulações para a instalação do câmpus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Corumbá.

Além dos investimentos em estrutura das unidades escolares e a valorização do profissional com a convocação de aprovados no último concurso público.

Em conclusão, Marcelo deixou um recado para os professores presentes.

“Sou muito grato por vocês pelo bom índice que temos na Educação e podem cobrar da gente mesmo porque são vocês que vivem o dia-a-dia da escola”, lembrou.

Sobre o MS Alfabetiza

Contempla os seguintes eixos: Formação continuada dos professores e gestores escolares; Avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação e incentivos entre estado e municípios; Oferta de material didático complementar.

Desse modo, em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização; fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional; e criar soluções específicas de âmbito estadual e local.

Por fim, a ação conta com importantes parceiros como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). Assim como, Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).