Entenda por que adiar conversas difíceis é um problema
Todos enfrentamos conversas difíceis em nossas vidas – no trabalho, em casa e com amigos. Quantas vezes protelamos esses momentos e adiamos decisões importantes, tanto na nossa vida pessoal, quanto profissional?
No mundo corporativo, vivemos em um ambiente muito competitivo, acelerado e globalizado, que acaba afetando nosso dia a dia. Essa pressão por responder rapidamente às mudanças de mercado torna o processo de tomada de decisões mais complexo em muitas organizações. Criando assim, um ambiente propício para mais conflitos e a necessidade de conversas difíceis.
Relacionamentos que lidam de modo construtivo com os inevitáveis estresses e atritos da vida são mais duradouros, saudáveis e geram um forte laço de confiança. Mesmo assim, a dificuldade em ter essas conversas difíceis é universal. Quem nunca ficou ansioso, repassando mentalmente diversas vezes o que deveria ser dito antes de enfrentar uma discussão espinhosa?
Como realizar essas conversas e abordá-las de maneira mais eficaz?
“Transmitir uma mensagem difícil é como jogar uma granada. Mas optar por não transmitir uma mensagem difícil é como ficar segurando a granada sem pino.” – frase extraída do livro “Conversas Difíceis: Como Discutir o que Mais Importa”. Nessa obra, Bruce Patton, Douglas Stone e Sheila Heen exploram por que temos tanta dificuldade em realizar essas conversas. E, por exemplo, como podemos abordá-las de maneira mais eficaz.
“Transmitir uma mensagem difícil é como jogar uma granada. Mas optar por não transmitir uma mensagem difícil é como ficar segurando a granada sem pino.” – frase extraída do livro “Conversas Difíceis: Como Discutir o que Mais Importa”. Nessa obra, Bruce Patton, Douglas Stone e Sheila Heen exploram por que temos tanta dificuldade em realizar essas conversas. E como podemos abordá-las de maneira mais eficaz.
Convido a todos os leitores a refletir sobre esses desafios. E a compartilhar estratégias que promovam uma comunicação mais eficaz, transparente e não violenta em suas organizações. Ao fomentar um ambiente de trabalho colaborativo e de confiança, as empresas não só melhoram a qualidade de vida de seus funcionários, mas também aumentam a produtividade e a satisfação no trabalho.
Fonte: Exame