Você está visualizando atualmente Contribuinte pode consultar nesta quinta lote residual do IR
A Receita Federal abre nesta quinta-feira (20) consulta ao lote residual de restituição do IR (Imposto de Renda).

Contribuinte pode consultar nesta quinta lote residual do IR

São pessoas que caíram na malha fina, mas regularizaram pendências

A Receita Federal abre nesta quinta-feira (20) consulta ao lote residual de restituição do IR (Imposto de Renda). São contribuintes que caíram na malha fina, mas depois regularizaram as pendências. A consulta estará disponível a partir das 10h.

Dessa forma, serão contemplados 290.934 contribuintes, no valor superior a R$ 344 milhões. Mas, o pagamento eito no dia 28 de abril na conta bancária indicada na Declaração do Imposto de Renda ou por chave Pix.

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.

lote residual IR

A restituição do Imposto de Renda 2023 só começará a ser paga em 31 de maio, prazo final para entregar a declaração do IR neste ano. São cinco lotes de pagamentos, de maio a setembro.

Em 2022, a fila de prioridades, que inclui idosos, pessoas com deficiência, doentes graves e profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério, também terá os contribuintes que entregarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição por Pix.

Então, o aplicativo da Receita para tablets e smartphones permite consulta sobre a liberação das restituições e situação cadastral do CPF. Por exemplo, caso o crédito não depositado na data, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Entre os beneficiados estão:

3.647 idosos acima de 80 anos
25.136 idosos entre 60 e 79 anos
3.957 pessoas com deficiência ou doença grave
9.615 contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda
248.579 contribuintes que não estão entre os prioritário

Fonte: agencia brasil