Poderão parcelar seus débitos todos os clientes residenciais, rurais, comerciais e industriais de Mato Grosso do Sul
Muitas famílias sul-mato-grossenses tiveram dificuldades de manter a conta de energia elétrica e água em dia, principalmente diante da pandemia. Pensando nisso, a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul Energisa ampliou de 12 para 24 vezes o parcelamento para pagamento de contas em atraso. A medida, segundo a empresa, é uma flexibilização para que os clientes tenham oportunidade de colocar as contas de luz em dia.
A campanha é válida para todos os clientes do Estado. Ou seja, poderão parcelar seus débitos todos os clientes residenciais, rurais, comerciais e industriais. Após o consumidor entrar em contato, a concessionária vai, dessa maneira, analisar cada situação e repassar a melhor forma de pagamento.
Agepan
O diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul – Agepan, Carlos Alberto de Assis, afirma que é necessário que todos os usuários saibam. E, ainda, conheçam os benefícios disponíveis, principalmente quando se trata de eletricidade.
“É necessário que ações como essas ajudem a população a se reerguer, principalmente na pandemia. Dessa forma, a Agepan em parceria com a Energisa está aqui para dar todo suporte que o consumidor precisar, divulgando os benefícios e as facilidades disponíveis para todos”, afirma.
Como negociar conta de energia elétrica e água sem sair de casa?
WhatsApp – Os clientes podem optar por um dos canais digitais disponíveis de sua preferência sem precisar sair de casa. Assim, para negociar pelo WhatsApp (67) 9.9980-0698 com a GISA, assistente virtual disponível 24 horas é só escrever a palavra Parcelamento e dar início à conversa.
Site – Se preferir, o consumidor pode acessar o site, realizar o cadastro e selecionar a opção ‘Negociar Dívida’.
App – No aplicativo Energisa On, (disponível no Google Play ou App Store do celular) o consumidor acessa o ícone Parcelamento.
Outros benefícios
A empresa também oferece benefícios para públicos específicos. A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), por exemplo, concede descontos na conta de luz para famílias declaradas de baixa renda e inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, Indígenas ou Quilombolas, dependendo da faixa de consumo.
A Agepan, em parceria com a concessionária Energisa, esclarece, dessa forma, como funciona a tarifa e como é realizada a inclusão automática desse benefício clicando Aqui.
Quem tem direito a tarifa social?
Têm direito ao benefício as famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC.
Além disso, podem ser inscritas famílias que estão no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos que necessitam do funcionamento de eletricidade, bem como famílias Indígenas ou Quilombolas.
Como é aplicado o desconto?
Aplica-se o desconto na conta do cliente de acordo com o consumo de energia mensal. Por exemplo, quem utiliza de 0 a 30 kWh, aplica-se o desconto de 65%.
Famílias que usam de 31 a 100 kWh mês, recebem 40%; e, acima de 101 a 220 kWh, 10% na conta de luz. Mesmo cadastrado, quem consome acima de 221 kWh não terá desconto.
Para as famílias Indígenas e Quilombolas o desconto é um pouco diferente. Famílias cadastradas que utilizam até 50 kWh recebem 100% de diminuição. Acima de 51 a 100 kWh são aplicados 40%; 101 a 220 kWh tem 10%; e a partir de 221 kWh, assim como para as demais famílias de baixa renda o desconto não se aplica.