pConsultório móvel da Subea chega à Vila Fernanda
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subea (Superintendência de Bem-Estar Animal), leva o consultório móvel veterinário ao bairro Vila Fernanda, na região do Portal do Caiobá, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. Os atendimentos serão realizados na Associação dos Moradores, localizada na Rua Francisco Antônio de Souza, nº 534, das 8h às 11h e das 13h às 15h.
Ao todo, serão distribuídas 15 senhas por período, sendo dez destinadas a consultas clínicas e cinco para castrações. Para participar, o tutor deve apresentar documento com foto, comprovante de residência e número do NIS (Número de Identificação Social) atualizado. Cada responsável poderá levar apenas um animal por vez.
Os responsáveis devem colocar coleira e guia nos cães. Além disso, precisam transportar os gatos em caixas apropriadas. A equipe da Prefeitura, formada por veterinários e técnicos, vai oferecer consultas, vacinação, castrações e cadastro para microchipagem — medida que contribui para o controle populacional e combate ao abandono de animais.
O consultório móvel integra a campanha permanente de bem-estar animal desenvolvida pela Subea juntamente com a Sear (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). A estrutura já percorreu diversos bairros da Capital, aproximando os serviços veterinários das comunidades com maior demanda e dificuldade de acesso.
Sobre a Subea
A Subea atua na promoção da saúde e do bem-estar de cães e gatos, oferecendo diversos serviços para a população. Assim, suas principais atividades incluem a oferta de serviços veterinários gratuitos, como vacinação, vermifugação, microchipagem e castração. Além disso, realiza feiras de adoção, combate maus-tratos animais e apoia protetores e ONGs.
No atendimento e assistência veterinária, oferece serviços como vacinas, vermífugos e microchipagem. Também garante atendimento médico-veterinário e avaliação para castração. Os programas promovem a castração, especialmente para animais de famílias de baixa renda. Além disso, eles controlam a superpopulação animal, garantindo maior bem-estar.
Ainda mais, a Subea promove a adoção ao realizar feiras que conectam animais abandonados com novas famílias. Nesse contexto, incentiva a adoção responsável entre a população. Por outro lado, combate maus-tratos realizando ações educativas e monitorando denúncias. Assim, conscientiza a população sobre maus-tratos aos animais.
Fonte: Subea