Entenda sobre a síndrome da bunda morta, veja detalhes sobre o assunto e fique bem informado
Ficar sentado por longos períodos pode trazer alguns malefícios, como talvez já tenha sido mencionado para você. Uma dessas consequências é a chamada amnésia glútea, ou Síndrome do Bumbum Morto. A seguir, entenda o que isso significa:
O que é a Síndrome do Bumbum Morto?
Primeiramente, é importante compreender o que é o glúteo. Segundo Jane Konidis, especialista em medicina física, em entrevista ao *The New York Times*, o **glúteo máximo** é um dos músculos mais fortes do corpo, responsável por amortecer impactos. Portanto, se não funcionar adequadamente, pode resultar em lesões, dores e artrite. Contudo, sua principal função é levantar a perna e rotacionar a coxa, além de servir como base de apoio para a coluna e estabilização da pelve e do core.
A Síndrome do Bumbum Morto ocorre quando os glúteos enfraquecem, falhando ou demorando a ativar. Como consequência, outros músculos e articulações, como a parte inferior das costas e os joelhos, podem acabar assumindo as funções que deveriam ser desempenhadas pelos glúteos.
Sintomas
Ao contrário dos braços e pernas, que podem ficar dormentes e causar formigamento, o glúteo não apresenta esses sintomas. Na maioria dos casos, as pessoas só percebem o problema quando começam a caminhar ou correr. Contudo, de acordo com o *The New York Times*, a síndrome pode afetar corredores e praticantes de esportes como golfe e tênis. No entanto, ficar sentado por cerca de oito horas diárias durante vários dias pode atrasar os sinais neurais responsáveis pela ativação dos glúteos. Com o tempo, isso pode agravar-se, causando dores nas costas e nos joelhos.
Diagnóstico e tratamento
Os profissionais devem personalizar o diagnóstico e o tratamento da Síndrome da Bunda Morta conforme as necessidades específicas de cada paciente, considerando fatores como gravidade dos sintomas, histórico, estilo de vida e objetivos de tratamento.
Fonte: tnh1/instituto trata